As Semanas de Gastronomia Regional voltaram com força total aos restaurantes-escola administrados pelo Departamento Nacional do Senac em Brasília e no Rio de Janeiro. Fruto da parceria com os Departamentos Regionais, a iniciativa valoriza a diversidade cultural da gastronomia brasileira e promove a visibilidade à expertise da instituição no segmento.
A culinária baiana marcou esse retorno, seguida de pratos típicos de Pernambuco e de Mato Grosso do Sul, durante o mês de março, nas três unidades especializadas da capital federal – no Restaurante Downtown, no edifício da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Já no Rio de Janeiro, a apresentação ocorreu no Restaurante Downtown que fica anexo ao edifício da CNC. Este ano, ao todo, serão 37 eventos gastronômicos.
Os almoços têm uma preparação toda especial. Contam com insumos que vêm diretamente do estado anfitrião, preparados também pelo chefe do Senac daquela localidade. Um cardápio estilizado, decoração e atendentes aptos completam a experiência gastronômica que tem como carro-chefe o sabor irresistível dos pratos.
Até o dia 13 de abril, os restaurantes-escola em Brasília oferecem pratos típicos da culinária paranaense, como o barreado; feito com carne bovina, cozida lentamente na panela de barro. Nos dias 12 e 13 de abril, o Restaurante Downtown no Rio de Janeiro receberá a comida de bar carioca, como o bolinho de feijoada, o croquete de carne assada e o arroz com lula.
Desde 2013, os Departamentos Regionais mostram sua culinária produzida por chefs-instrutores que, auxiliados por alunos e profissionais do Senac Gastronomia, preparam menus especiais e disseminam cultura, cheiros e sabores para os frequentadores dos restaurantes-escola.
