No dia 3 de agosto, foi inaugurada a 18ª unidade de Gastronomia do Departamento Nacional (DN) em Brasília: o Espaço Gastronômico PGR/Senac, na sede da Procuradoria-Geral da República (PGR), que compreende um restaurante-escola e uma lanchonete-escola.
A cerimônia teve participação do diretor-geral do DN, Marcus Fernandes, e do procurador-geral da República, Augusto Aras. O local vai servir cerca de 600 refeições por dia e será um centro de formação de profissionais de cozinha e atendimento ao público, beneficiando alunos dos cursos Salgados e Pães Doces, Sobremesas, Padaria e Confeitaria, Vivência Prática em Cozinha, Gestão de Empreendimento Gastronômico, Atendente e Maître.
Marcus Fernandes destacou aspectos como a gestão sustentável e a destinação correta de resíduos, que caracterizam todas as unidades especializadas. E mencionou a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) no programa Do Rural à Mesa, que valoriza a cadeia produtiva e agrega qualidade aos insumos utilizados.
Novo espaço servirá cerca de 600 refeições por dia
“Este espaço gastronômico que abre as portas no dia de hoje, assim como as outras 17 unidades especializadas em gastronomia que mantemos em Brasília, é parte de um projeto que envolve educação, inclusão social e sustentabilidade – valores que o Senac cultiva profundamente”, observou.
As empresas pedagógicas são espaços de formação em que os alunos – devidamente supervisionados por instrutores experientes – aprendem em contato direto com o público, vivenciando situações do dia a dia da profissão.