*por Bernardo Peixoto dos Santos Oliveira Sobrinho, empresário e presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PE
O setor mais sacrificado com a pandemia da Covid-19 foi, sem dúvida, o turismo, que vem resistindo bravamente às dificuldades e adaptando-se muito rapidamente aos novos tempos e à nova realidade. Não foi e nem tem sido fácil, mas os empresários do segmento mostraram-se resilientes e, juntos, estão retomando as suas atividades preparados para o novo normal.
Com a ajuda, claro, de entidades como o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PE, que, desde o início da pandemia, vem dialogando com os governos municipais, estadual e federal para apoiar os empresários do segmento na retomada das suas atividades. O pós-pandemia exatamente não chegou ainda, mas as pessoas já estão se permitindo, vacinadas com pelo menos a primeira dose e com todos os cuidados, viajar pelo Brasil, até porque as viagens internacionais ainda têm muitas restrições.
O pós-pandemia está dando a todos nós a oportunidade de conhecer as belezas do nosso país de norte a sul. Chegou a vez do turismo local. Este é o momento e não podemos deixar escapar, temos que investir nos nossos destinos regionais. Pensando nisso, e com o objetivo de agitar a retomada do setor, Pernambuco lançou o guia Bora Pernambucar – Agreste e Sertão, que passa por várias cidades, desbravando e explorando nossas riquezas históricas, culturais e naturais. Temos um povo forte e aguerrido. Passamos pelo desastre ecológico da mancha de óleo, e, agora, convivendo com a Covid-19, sabemos que teremos força para superar mais este embate, com criatividade e união.
O estado se preparou da melhor forma possível: temos selo de turismo seguro, protocolos de segurança para os mais diversos segmentos, pessoal treinado e consciente e um povo acolhedor. E o Sistema Fecomércio-PE teve um papel muito importante de apoio ao empresariado do setor, realizando debates com o governo estadual e com deputados federais e capacitando a mão de obra local para a retomada segura, através dos cursos do Senac, em parceria com diversas instituições privadas e o setor público.
Pernambuco segue como um dos destinos mais procurados do Brasil, e somos só sorriso aberto e brilho nos olhos para receber o turista em nosso estado, alavancando a economia pernambucana.