Paraná turístico, uma realidade

Compartilhe:

*Darci Piana é presidente do Sistema Fecomércio-SescSenac-PR e vice-governador do Estado do Paraná

O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PR tem sido protagonista nas iniciativas para tornar o Paraná um destino turístico primordial para visitantes de todo o mundo, atuando com o governo do estado. A parceria se estende à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), ao Sebrae-PR e conta com a participação decisiva dos sindicatos empresariais do comércio.

A Fecomércio também participa do G5 do Turismo, entidade que visa ao desenvolvimento do setor, ao lado dos municípios e das 15 instâncias regionais de governança de turismo do Paraná. Entre as medidas mais importantes para a divulgação do estado como destino turístico, o governo paranaense criou a TV Paraná Turismo, com programação 24 horas para todo o Brasil, apresentando as atrações locais e a infraestrutura disponível. O programa Voe Paraná leva os viajantes a todas as regiões do estado. Nossos aeroportos estão recebendo investimentos que visam à ampliação das pistas e das instalações aeroportuárias. A pista do aeroporto de Foz do Iguaçu já permite voos intercontinentais diretos do Hemisfério Norte. Em breve, o Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba/São José dos Pinhais, também contará com uma pista com essas características.

O litoral do estado receberá investimentos de mais de R$ 523 milhões. Tudo isso será fundamental para transformar o Paraná em hub logístico e turístico, referência na América Latina. Na estrutura do Sistema Fecomércio-SescSenac-PR, destaque para o turismo social do Sesc, a agência que mais realiza viagens regionais no estado. Estamos construindo o novo Hotel Sesc Cascavel, investimento de cerca de R$ 90 milhões, que irá receber cerca de 20 mil pessoas anualmente.

A conclusão das obras está prevista para o último bimestre de 2022, tornando-se uma grande atração do oeste paranaense. O Senac-PR, junto a seus parceiros, vem capacitando e qualificando com excelência milhares e milhares de trabalhadores para o turismo e as atividades correlatas de comércio e serviços que atendem os turistas, em grande parte de forma gratuita. Junto a todas essas medidas, temos trabalhado para fomentar a melhoria do ambiente de negócios. Curitiba já é considerada a melhor cidade do Brasil para empreender, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2021.

O Banco Mundial aponta o Paraná como um dos melhores estados do Brasil para fazer negócios. Nosso estado é reconhecido pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) como exemplo mundial em desenvolvimento sustentável, fator que se mostra também interessante para os turistas, já que possuímos ampla infraestrutura e ambiente para acolher turismo de negócios e lazer.

Leia também

Rolar para cima