* por João Bosco Nunes, coordenador de Turismo do Sistema Fecomércio-AC e presidente do Cetur-AC
O Acre, desde os tempos de figuras emblemáticas como Galvez, Plácido de Castro e Chico Mendes, vem conquistando cada vez mais notoriedade no cenário internacional. Sua história e cultura são recheadas de personagens ricos, fauna e flora abundante e um povo para lá de acolhedor, que encanta os visitantes que por aqui chegam com seus núcleos, seus sabores e seus aromas indecifráveis.
Muitos povos, inclusive, desfraldaram suas bandeiras povoando, produzindo e transformando nossa terra em um rincão altamente atraente. No turismo, não seria diferente. O Acre, hoje, com seus quase 850 mil habitantes e 22 municípios distribuídos em dois polos turísticos, respectivamente, o Vale do Acre e o Vale do Juruá, desponta como o Portal da Pan-Amazônia.
Neste novo cenário, em que deixamos de ser o final e o mais distante dos “Brasis”, temos a oportunidade única de nos reposicionar como uma saída altamente estratégica para os mercados mundiais, através da Rota Turística Internacional Amazônia– Andes – Pacífico, conhecida como a Estrada do Pacífico para os brasileiros e Carretera Interoceânica para os peruanos e bolivianos, que desponta como um destino turístico novo, exótico e altamente promissor.
Essa rota liga, por meio do Acre, o Brasil e a Bolívia ao Peru, conduzindo até os portos do Oceano Pacífico e de lá para outros continentes. No trajeto, é possível vivenciar as mudanças paisagísticas, culturais e identitárias da Amazônia brasileira e peruana, das planícies, das montanhas e dos picos andinos e, por fim, visualizar a costa peruana. Neste novo “hoje”, deparamos com as novas tendências mercadológicas, o grande avanço do mercado digital e a gigantesca demanda reprimida por destinos turísticos que ofereçam atrativos ao ar livre e natureza exuberante e em completa sinergia com os povos da floresta.
Jamais tinha a nossa terra tão procurada e tão positivamente “assediada”. Temos a oportunidade única de promover de maneira responsável e consciente o nosso Acre. Temos a obrigação de contribuir positivamente para o desenvolvimento do turismo regional e compiliriço entre nossos povos, ofertando produtos e serviços com qualidade, conforto e segurança. E o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-AC, do qual o Cetur-AC é parte, é um ator essencial na construção deste novo “hoje” para o turismo acreano. Nosso objetivo é transformar o Acre em um destino turístico sustentável, inteligente e integrado ao Peru, à Bolívia, aos demais países da Pan-Amazônia e, por que não, em uma ponte para o mundo.