2022: Um ano promissor para o turismo

Compartilhe:

*Por : Luiz Carlos Bohn, presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-RS

Para o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-RS, mesmo com o aparecimento de uma nova variante da Covid-19, as expectativas para o turismo em 2022 seguem positivas, com o avanço da vacinação. Mas é preciso adaptar processos e entender as novas tendências.

O mercado de turismo e hospitalidade foi severamente impactado pela pandemia. Em março de 2020, repentinamente, inúmeras viagens foram  canceladas,  incontáveis planos engavetados e muitos sonhos adiados.

Em poucos dias, o setor simplesmente parou. Veio o medo, a incerteza e, diante do desconhecido vírus, a necessidade de adaptação. Foram dias difíceis!

Nesse período, arrumamos a casa: reorganizamos processos internos e redistribuímos tarefas. Com isso, otimizamos as funções, tornando a rotina de trabalho mais ágil e orgânica.

Em maio de 2020, depois de diversas adaptações e capacitação dos colaboradores, os meios de hospedagem Sesc-RS reabriram. Aos poucos, os hotéis parceiros também.

Já as viagens em grupo levaram mais tempo, e, timidamente, foram retomadas no segundo semestre. Também com adaptações, limitações de público, com foco em excursões curtas, de fim de semana, e em âmbito regional. Assim, ganhando a confiança dos nossos clientes e atendendo à demanda desses, alçamos voos maiores.

Começamos 2021 animados: diversos pacotes turísticos com vagas esgotadas e a programação anual repleta de destinos em diversas regiões do Brasil. Novamente fomos atingidos pela Covid-19 com a chegada abrupta da segunda onda. Com isso, voltamos um passo atrás e, novamente, interrompemos nossas viagens, acompanhando as notícias sobre a pandemia.

Mais uma vez, o segundo semestre trouxe esperança e resultados positivos. Foram 84 viagens realizadas, com uma média de 30 participantes em cada. Com o avanço da vacinação, a expectativa é que esse número seja ultrapassado já no primeiro semestre de 2022. São 165 pacotes turísticos programados, sendo a maioria deles com lotação máxima. Embora animados, o aparecimento de novas variantes nos obriga a seguir nossas ações com cautela.

Fato é que o mundo mudou, e, com ele, as pessoas, os processos e as preferências. Nesse período, observamos uma mudança na escolha dos destinos: os clientes passaram a buscar roteiros de experiência e também um contato mais próximo com a natureza. O senso de urgência também está mais latente: as pessoas não querem mais esperar, deixar para depois, querem viver o hoje em sua plenitude. E o turismo proporciona oportunidades incríveis!

Neste 2022, estamos preparados para viver e oferecer o melhor do turismo. No Rio Grande do Sul, temos hotéis conveniados e meios de hospedagem próprios, pacotes de viagens para diversos destinos no Brasil e na América do Sul, tudo com condições de pagamentos facilitados, estruturas e equipes preparadas para receber a todos.

 

 

 

 

Leia também

Rolar para cima