
Assim que nos encaminhamos para o encerra mento do ano, é gratificante lançarmos o olhar para trás e observarmos os consideráveis avan ços que conquistamos na atuação institucional.
Cumprindo a prerrogativa constitucional de defesa dos interesses de nossos segmentos, intensificamos o acompanhamento e ampliamos a presença nas principais instâncias decisórias.
Pudemos comemorar, por exemplo, a aprovação do Código de Defesa do Contribuinte (PLP nº 17/2022) na Câmara dos Deputados e do projeto que disciplinou o afastamento da empregada gestante (PL nº 2058/2021), que foram resguarda das as garantias constitucionais das entidades sindicais no projeto que regulamenta o lobby (PL nº 4391/2021) e que conseguimos conter uma proposta de reforma tributária que promoveria um aumento de carga tributária para o setor de serviços da ordem de 30%, em média.
Fortalecemos também a atuação junto ao Poder Executivo, implementando um sistema de acompanhamento, que vem dinamizar o processo de monitoramento da produção regulatória dos ministérios e agências e experimentamos um sensível aumento nos focos de relacionamento.
Pudemos perceber o expressivo engajamento das federações, tanto no acompanhamento das instâncias locais quanto na participação ativa nas ações institucionais em nível federal.
Foram realizados eventos institucionais de grande repercussão, como o lançamento da Agenda Institucional, que foi um marco para a atuação do Sistema Comércio e que já se desdobra em novas fases, com os recortes local e setorial. Promovemos a estruturação da atuação institucional no âmbito internacional e tivemos uma resposta muito positiva das federações, demonstrando notável interesse em ampliar sua atuação nessa área.
Ao passo que celebramos as grandes vitórias, já nos preparamos para mais um desafio em 2023, atuando intensamente junto à equipe de transição do novo governo. Pretendemos, cada vez mais, ampliar o diálogo e estabelecer pontes.
Sabemos que a democracia é a chave para o desenvolvimento socioeconômico de qualquer país e é nesse ambiente democrático que procuramos contribuir para alcançarmos o Brasil que esperamos.
Em 2023, continuaremos reunindo todos os esforços para termos um Sistema Comércio com cada vez mais presença, atuação e protagonismo.