Intenção de gastos com o Natal é maior este ano

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13/12/2019

O mês de dezembro traz perspectivas positivas para o comércio de São Luís. Isso é o que mostra a Pesquisa de Intenção de Consumo para o Natal 2019, realizada pela Fecomércio-MA. De acordo com o estudo, a média de intenção de gastos do consumidor ludovicense cresceu 6,5% em relação ao Natal do ano passado.

Com isso, o valor médio dos gastos foi calculado em R$ 328,00, representando uma aceleração acima da inflação dos últimos 12 meses, que foi de +2,5%, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Para a Fecomércio-MA, a explicação desse aumento da intenção de gastos está baseada no processo de recuperação do mercado de trabalho. “Nos primeiros 10 meses do ano, a capital maranhense alcançou um saldo positivo de 6.598 empregos formais com carteira assinada. Com mais empregos, as famílias conseguem um aumento de renda que justifica esse resultado”, avalia o presidente da Federação do Comércio, José Arteiro da Silva.

Segundo o levantamento, formam o perfil do consumidor ludovicense mais propenso aos gastos este ano as mulheres (R$ 344,00), pessoas com mais de 36 anos (R$ 407,00), com ensino superior completo (R$ 503,00) e renda familiar mensal acima de seis salários mínimos (R$ 815,00).

Intenção de compras

O estudo da Fecomércio-MA mostra que metade dos consumidores de São Luís (50,5%) tem a intenção de comprar pelo menos um produto para presentear no Natal deste ano. Já 64,1% dos consumidores têm a intenção de gastar também com a comemoração da data.

Entre os produtos com maior intenção de consumo estão os artigos de vestuário e acessórios (60,6%), brinquedos (33,8%), itens de perfumaria e cosméticos (28,0%), sapatos e bolsas (26,4%) e joias (19,5%).

A pesquisa aponta, ainda, os locais em que os consumidores pretendem realizar as compras natalinas. A maioria dos ludovicenses (61,1%) preferem as lojas de shopping, que mantiveram a liderança desde o ano passado.

Em segundo lugar, aparecem as lojas de rua e bairros com 33,6% das escolhas dos consumidores. Esses estabelecimentos descentralizados ganharam destaque desde o ano passado, quando foi iniciado um processo de reforma na área do Centro de São Luís. Mesmo com o fim das obras, a Rua Grande se manteve somente na terceira posição, com 29,4% da preferência. Aparecem ainda, nas escolhas dos consumidores, os supermercados (22,1%), a internet (10,1%), os catálogos (6,6%), as lojas na área do Centro Histórico (4,3%) e o comércio informal ou ambulante (2,2%).

“O comércio da Rua Grande dobrou na intenção de consumo este ano se comparado com o ano passado, quando o índice era de apenas 15,2%. Isso mostra que o consumidor ludovicense vai retornando ao hábito de frequentar o Centro de São Luís, que foi totalmente requalificado e entregue à população”, ressalta o presidente José Arteiro da Silva.

Pagamento

Além da média total dos gastos calculada em R$ 328,00, a pesquisa também avaliou o gasto médio do consumidor por presente, uma vez que 52,4% dos ludovicenses que vão às compras afirmaram que deverão adquirir apenas um produto, 28,0% indicaram que deverão comprar dois produtos, 13,0% demonstraram a preferência de até três produtos, e 6,6% disseram que devem adquirir quatro ou mais produtos para presentear. Com isso, o valor médio por presente ficou estabelecido em R$ 112,00.

Em relação à forma de pagamento, o cartão de crédito obteve 53,9% das escolhas, seguido da compra à vista com dinheiro em espécie (47,8%) e à vista com cartão de débito (25,2%). Com o cartão de crédito liderando a preferência este ano, a Fecomércio-MA avalia a necessidade de o consumidor planejar o uso dessa modalidade de pagamento. “Metade dos consumidores vai lançar mão do uso do cartão de crédito, visando ao parcelamento das compras. Com um índice de inadimplência que atinge, atualmente, 30,1% das famílias de São Luís, torna-se fundamental que o ludovicense planeje com cuidado o seu orçamento familiar para evitar começar o ano de 2020 nessa situação de inadimplência”, enfatiza José Arteiro, presidente da Federação.

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