Receita Federal estende prazo de entrega de Imposto de Renda a pedido da Fenacon

Compartilhe:

Receita Federal estende prazo de entrega de Imposto de Renda a pedido da Fenacon

Em atendimento ao pedido da Fenacon, a Receita Federal publicou, no Diário Oficial da União do dia 12 de abril, a Instrução Normativa RFB nº 2.020, de 9 de abril de 2021, que alterou o prazo final de entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas referente ao exercício 2021, ano calendário 2020, do dia 30 de abril para o dia 31 de maio de 2021.

No dia 23 de março, o presidente da Fenacon, Sérgio Approbato, enviou um ofício à Secretaria Especial da Receita Federal, solicitando a prorrogação das obrigações principais e acessórias, além da remissão de multa, parcelamentos e financiamentos. O objetivo do pedido é mitigar os impactos provocados pelo avanço da pandemia de covid-19 nas micro e pequenas empresas.

Em razão do adiamento, o cidadão que deseje pagar o imposto via débito automático desde a 1ª cota deverá solicitá-lo até o dia 10 de maio. Quem enviar a declaração após esta data deverá pagar a 1ª cota por meio de Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF), gerado pelo próprio programa, sem prejuízo do débito automático das demais cotas.

Para aqueles que não optarem pelo débito automático, os DARFs de todas as cotas poderão ser emitidos pelo programa ou pelo Extrato da Declaração, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), acessado pelo site da Receita Federal em www.gov.br/receitafederal.

Também foram prorrogados para 31 de maio de 2021 os prazos de entrega da Declaração Final de Espólio e da Declaração de Saída Definitiva do País, assim como o vencimento do pagamento do imposto relativo às declarações.

As prorrogações foram promovidas como forma de suavizar as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19). A medida visa proteger a sociedade, evitando que sejam formadas aglomerações nas unidades de atendimento e demais estabelecimentos procurados pelos cidadãos para obter documentos ou ajuda profissional. Assim, a Receita Federal contribui para os esforços do governo federal na manutenção do distanciamento social e diminuição da propagação da doença.

 

Leia mais

Rolar para cima