Tecnologia e Empregabilidade: Senac-RS lança plataforma para conectar profissionais e empresas

Compartilhe:

O Senac-RS lançou uma plataforma exclusiva para conectar os profissionais formados pelo Programa RS TI às vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras. O objetivo da ferramenta é aproximar os profissionais e as empresas e agilizar o encaminhamento ao mercado de trabalho.

O Programa RS TI foi lançado no dia 3 de janeiro deste ano e promove a capacitação de profissionais desenvolvedores de sistemas na área de Tecnologia da Informação.

Ao todo serão 9 mil vagas, sendo 3 mil gratuitas e ofertadas em 19 escolas Senac espalhadas pelo Estado ao longo dos anos de 2022 e 2023.

A plataforma já está disponível para quem está conectado ao Programa e pode ser acessada no site www.senacrs.com.br/programaRSTI. Ao clicar na opção “Encontre profissionais e empresas conectadas ao Programa RS TI”, o usuário precisará efetuar seu cadastro para realizar a busca e conectar-se com empresas e/ou profissionais do setor.

“Na área da Tecnologia da Informação, setor estratégico para o crescimento nacional, o Brasil forma pouco e possui muita demanda anualmente. São dados que deixam exposta a necessidade urgente de capacitação profissional. Dessa forma, o Programa RS TI visa ampliar a oferta de mão de obra qualificada e, assim, atender a demanda das empresas da área com cursos ofertados pelo Programa Senac de Gratuidade”, explica o diretor regional do Sesc e Senac-RS, José Paulo da Rosa.

Sobre as vagas

A oferta das 9 mil vagas para capacitação serão distribuída em dois ciclos, em 2022 e 2023, com metas iguais. Serão disponibilizadas 1.500 vagas gratuitas por meio do Programa Senac de Gratuidade – PSG, as quais terão as suas divulgações por meio de editais, conforme a oferta de turmas abertas. Ainda, haverá a oferta de 3 mil vagas as quais serão disponibilizadas por meio das escolas Senac e negociadas com instituições públicas e privadas.

As vagas gratuitas, disponibilizadas pelo PSG, destinam-se a pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos federal. O candidato deve atender aos requisitos dos cursos, estar matriculado ou ser egresso da educação básica e ser trabalhador empregado ou desempregado. Premissas que estarão detalhadas junto aos editais que serão publicados.

O Programa RS TI compreende quatro formações presenciais e todas alinhadas com as oportunidades iniciais na área de Tecnologia da Informação:

Desenvolvimento Front End – 204 horas

Desenvolvimento Back End com Java – 204 horas

Desenvolvimento Desktop Java – 168 horas

Desenvolvimento Python – 252 horas

Leia mais

Rolar para cima