Para mobilizar, sensibilizar e informar à população, a campanha nacional Faça Bonito, alusiva ao Maio Laranja, mês de combate ao abuso infantil e conscientização, traz ações anuais que chamam a atenção da sociedade a esse importante tema.
A campanha é realizada pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil, em parceria com as Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, e se disseminou pelos municípios brasileiros.
Em consonância com a campanha, o Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e apoio social, promoveu uma ação educativa virtual para as organizações sociais beneficiadas pela doação de alimentos em Santa Catarina.
A programação aconteceu no dia 5 de maio, com a participação de 176 pessoas que atuam como educadores, voluntários ou cuidadores de crianças e adolescentes, em 90 organizações sociais cadastradas em diversos municípios catarinenses.
Ao longo da conversa, os participantes receberam orientações protetivas e esclarecimentos sobre a identificação das diferentes formas da violência sexual e a rede de apoio social para estes casos. A ação foi mediada pela assistente social do Programa Mesa Brasil Sesc Blumenau, Morgana Sant’Anna, e contou com a participação da conselheira tutelar de Florianópolis Indianara Trainotti, assistente social pós-graduada em Políticas Sociais e Demandas Familiares, que enfatizou a importância das boas práticas na escuta, acolhimento e encaminhamento das crianças e adolescentes que estejam em risco ou situação de abuso ou exploração sexual.