A Faculdade Senac-PE, em parceria com a ApexBrasil, o Sebrae-PE e a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), promove, no dia 25 de maio, o evento A Exportação ao seu Alcance.
O presidente da Fecomércio-PE, Bernardo Peixoto, vê o encontro como uma oportunidade real para os empreendedores pernambucanos e alagoanos de fortalecimento do dinamismo e valor dos seus negócios. “Via Faculdade Senac, fechamos várias parcerias estratégicas com a ApexBrasil, Sebrae e Adepe para oferecer todo o apoio às empresas que pretendem exportar, buscando fortalecer os negócios e a economia local.”
Sob o tema A Importância da Desmistificação do Comércio Exterior para os Pequenos Negócios, a primeira palestra do encontro será conduzida por Adilson Paradella, professor da Faculdade Senac com atuação docente na área de Comércio Exterior. No encontro, também haverá a palestra Internacionalização e Competitividade para os Pequenos Negócios, a ser ministrada por Gustavo Reis Melo, analista do Sebrae Nacional com experiência na inserção de micro e pequenas empresas na internacionalização e na cadeia de valor de outras grandes empresas, como Petrobras e Gerdau.
Na ocasião, também serão apresentadas as possibilidades de entrada na cadeia exportadora por meio do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex), um projeto gratuito da ApexBrasil, desenvolvido pela Faculdade Senac em Pernambuco e Alagoas. A iniciativa qualificará 175 empresas dos dois estados, sendo 150 de Pernambuco e 25 de Alagoas, para que possam iniciar a exportação de maneira planejada e segura.
Atualmente, mais de 50 empresas estão recebendo consultoria personalizada para a melhoria de processos, adequação de produtos e serviços e identificação de oportunidades potenciais para a entrada no exterior. A consultoria tem duração média de quatro a seis meses. Ao final, os empresários terão um Plano de Exportação ou Mapa de Valor para servir de bússola a fim de iniciar suas exportações.