Roraima é o estado mais indígena do Brasil, e o etnoturismo é a nova atração do extremo norte. Muitos viajantes querem conhecer de perto a vida, os costumes e a cultura dos povos indígenas. O Turismo Social da Fecomércio-RR promove, por intermédio de passeios e excursões, atividades que valorizam a história e identidades das comunidades.
O presidente da Fecomércio-RR, Ademir dos Santos, acredita no potencial de Roraima para o turismo de aventura e o etnoturismo. “Vivemos em uma região privilegiada da Amazônia e devemos aproveitar esse potencial para o turismo. É um setor que gera emprego, melhora a renda da comunidade e ainda contribui para a economia do nosso estado. Para incentivar ainda mais esse segmento, a Federação do Comércio, junto com a CNC, está desenvolvendo o projeto Vai Turismo, que elabora políticas públicas e ações prioritárias de curto prazo para Roraima”, afirma Ademir.
Para incentivar ainda mais esse segmento do turismo em Roraima, foi lançada uma revista com edição especial direcionada ao etnoturismo. Segundo o diretor do Departamento de Turismo do Estado (Deturr), Bruno Muniz de Brito, “é um produto genuinamente roraimense que fortalece todo o setor produtivo do turismo. Todo o sistema turístico será contemplado, pois vamos ampliar a divulgação desse produto, vamos permitir junto com as comunidades tradicionais novas oportunidades de negócios, pois a ideia é valorizar a cultura indígena e melhorar o desenvolvimento, tendo o etnoturismo como uma grande bandeira de Roraima nas Rotas Integradas da Amazônia”.