Infraestrutura, comércio e turismo são temas centrais do encontro regional, realizado de 19 a 21 de novembro
O Fórum de Presidentes de Federações do Comércio reuniu lideranças de 11 estados, em Cuiabá, para discutir demandas regionais em comércio, serviços e turismo. Entre os temas debatidos estavam a ampliação e melhoramento de rodovias, hidrovias e da malha aérea da região, possíveis acordos para aprimorar o comércio exterior e o fortalecimento do turismo. O Fórum é um espaço consolidado para o fortalecimento da Amazônia Legal e seu papel estratégico no desenvolvimento nacional.
“Este fórum, criado há 30 anos, tem como objetivo unir as federações da Amazônia e trazer propostas estratégicas para esta região, essencial para o Brasil e o mundo”, afirmou José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac. Ele destacou ainda a importância do encontro para alinhar reivindicações das Federações, que serão apresentadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) às autoridades federais, com foco no desenvolvimento da região da Amazônia Legal.
Anfitrião do evento, o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, ressaltou a união das Federações. “Discutimos dores comuns a todos os estados e avançamos em pautas que fortalecem o comércio e a sociedade em geral”, ressaltou.
O coordenador do Fórum e presidente da Fecomércio-RO, Raniery Araújo Coelho, reforçou a relevância da articulação. “As pautas discutidas aqui são essenciais não apenas para nossas regiões, mas para todo o Brasil”, disse ele.
Participaram do encontro os presidentes da Fecomércio-AC, Leandro Domingos Teixeira Pinto; o vice, Leonel Soncin Júnior; da Fecomércio-AP, Ladislao Pedroso Monte; da Fecomércio-MA, Maurício Aragão Feijó; da Fecomércio-PA, Sebastião de Oliveira Campos; da Fecomércio-PI, Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante; da Fecomércio-RR, Ademir dos Santos; da Fecomércio-TO, Itelvino Pisoni; e o vice-presidente da Fecomércio-AM, Paulo Rogério Tadros. Também a diretora-geral Executiva da Confederação, Simone Guimarães, o diretor jurídico e sindical da CNC, Alain MacGregor, o chefe de gabinete e gerente executivo de Comunicação da Confederação, Elienai Câmara.
Leia também: CNC homenageia presidente da Fecomércio-MT com troféu O Mascate