Empreendedorismo feminino: projeto capacita 400 mulheres no RN

Compartilhe:

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino destacou desafios e avanços para empresárias no estado

O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro, ressaltou as barreiras que empresárias enfrentam no Rio Grande do Norte, apesar de liderarem 32% das empresas locais. Dados da Pnad/IBGE indicaram 119 mil empreendedoras no estado em 2023. Segundo a pesquisa “Perfil e Desafios das Empreendedoras do Rio Grande do Norte”, da Fecomércio RN, falta de acesso a capital (63,7%) e dificuldades em equilibrar vida pessoal e profissional (40,8%) são entraves recorrentes.

Com ações como o projeto Conectando Mulheres, a Câmara da Mulher Empreendedora – Fecomércio Com Elas busca reverter esse cenário. Desde 2023, o programa gratuito já capacitou 400 mulheres em 18 cidades, com cursos ministrados pelo Senac-RN. “O objetivo é promover independência financeira e diminuir desigualdades”, afirmou Vyctoria Carvalho, instrutora do Senac.

Histórias como a de Lucimar Costa, manicure há mais de 40 anos, evidenciam o impacto da iniciativa. “Esse curso reacendeu minha vontade de crescer”, destacou. Já a crocheteira Katiana Dias ressaltou a importância da formação para mulheres donas de casa. “É uma oportunidade de mudar de vida”, afirmou.

Segundo Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio-RN, iniciativas como essa seguem o exemplo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), promovendo inclusão e desenvolvimento no empreendedorismo feminino.

Leia mais

Rolar para cima