Projeto de Lei reconhece o impacto transformador do Sesc e Senac no Espírito Santo, oficializando o Dia S, celebrado em 16 de maio, como marco no calendário estadual de desenvolvimento social e econômico
Em 10 de dezembro, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (ALES), projeto de lei que institui o O Dia S, a ser celebrado em 16 de maio para homenagear o trabalho do Sesc e Senac no desenvolvimento social e econômico do Estado.
O Projeto de Lei 671/2024, de autoria do deputado estadual Marcelo Santos (Podemos/ES) , foi aprovado na Assembleia Legislativa e segue para autógrafo de lei. A data remete ao ato público de 2023, organizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e realizado por várias Federações, inclusive a Fecomércio-ES, que garantiu o financiamento das instituições e reforçou seu impacto na qualificação profissional, inclusão social e bem-estar comunitário.
O presidente do Sistema Fecomércio-ES, Idalberto Moro, destacou que o reconhecimento valoriza o papel transformador do Sesc e Senac na vida dos capixabas.
Estiveram no plenário os diretores regionais do Sesc e do Senac no Espírito Santo, Luiz Toniato e Richardson Schmittel, respectivamente, o 3º vice-presidente, José Carlos Bergamin, o superintendente, Wagner Corrêa, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio da Serra, Rogério Alcântara, o assessor jurídico e sindical, Nilton Basílio, a gerente de Projetos e Relações Institucionais, Ana Isabella Almeida, e a gerente de Comunicação e Marketing, Juliane Zaché.
Dia S no Brasil
Iniciativas semelhantes já instituíram o Dia S no estado de Roraima e na capital pernambucana, Recife. Além disso, um projeto de lei com o mesmo objetivo está em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia.
Leia mais: Atos simultâneos em todo o País reúnem milhares contra o corte de recursos de Sesc e Senac