Senac-MG aposta em tecnologia para inclusão de deficientes visuais

Compartilhe:

Tecnologia assistiva atende estudantes e colaboradores com deficiência visual em 41 unidades do Senac-MG e sede administrativa.

O Sistema Fecomércio MG, por meio do Senac-MG, investiu R$ 700 mil na aquisição de 45 óculos OrCam MyEye 2.0, destinados a estudantes e colaboradores com deficiência visual. O dispositivo está disponível em todas as 41 unidades educacionais do estado e na sede administrativa, em Belo Horizonte.

O OrCam MyEye 2.0 é uma tecnologia assistiva vestível que combina Inteligência Artificial e câmera de alta resolução para oferecer mais autonomia e inclusão. Segundo Bruno da Silva Paulo, analista de Diversidade, Equidade e Inclusão do Senac-MG, o equipamento “permite ler livros, documentos e identificar rostos, cédulas e cores, facilitando o dia a dia”.

O presidente do Sistema Fecomércio MG, Nadim Donato, reforça que o objetivo é reduzir barreiras e promover equidade. “Proporcionamos mais independência nas atividades educacionais e profissionais, alinhados à construção de uma sociedade mais justa”, afirma.

Além do OrCam, o Senac-MG já oferece recursos como lupas, teclados em Braille e suporte pedagógico especializado, consolidando seu papel como agente de transformação social pela educação inclusiva.

Leia mais

Rolar para cima