Varejo de SP vende mais em setembro

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As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) – indicador do movimento das vendas pelo crediário medido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) – aumentaram 3,3% na primeira quinzena de setembro deste ano sobre o mesmo período de 2005. Já as consultas ao UseCheque, que serve de referência das vendas à vista, cresceram 5,4% neste mesmo período.

Segundo o superintendente de Economia da ACSP, Marcel Solimeo, o movimento do varejo está ainda abaixo das expectativas.

As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) – indicador do movimento das vendas pelo crediário medido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP) – aumentaram 3,3% na primeira quinzena de setembro deste ano sobre o mesmo período de 2005. Já as consultas ao UseCheque, que serve de referência das vendas à vista, cresceram 5,4% neste mesmo período.

Segundo o superintendente de Economia da ACSP, Marcel Solimeo, o movimento do varejo está ainda abaixo das expectativas. “Com a liberação de parcela de recursos do 13º salário dos aposentados e a nova redução da taxa Selic, esperamos uma expansão maior das vendas agora na segunda quinzena”, afirma.

O número de registros recebidos no cadastro de inadimplentes aumentou 3,7% sobre a primeira quinzena de setembro de 2005 e 12,4% sobre o mesmo período de agosto deste ano. Já o número de registros cancelados cresceu um pouco menos: 3% sobre setembro de 2005 e 7,4% sobre agosto deste ano, o que revela o aumento da inadimplência.

Outra pesquisa divulgada ontem mostrou que o faturamento real do pequeno varejo paulista encerrou o mês de julho com aumento de 8,6%, frente ao mesmo mês do ano passado, e acumula expansão de 7,8% nos sete primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo intervalo de 2005. Na comparação com o mês imediatamente anterior, o aumento foi de 0,8%, de acordo com os números da Pesquisa Conjuntural do Pequeno Varejo (PCPV), da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio).

Segundo a pesquisa, o crescimento do pequeno varejo continua sendo incentivado pelo bom desempenho das vendas do setor de alimentos e vestuário. Na comparação com julho do ano passado, o grupo de alimentos e bebidas teve alta de 14,4% no faturamento real em julho de 2006. Vestuário, tecidos e calçados teve avanço de 11,8%, móveis e decorações, 11,6%, e eletroeletrônicos registrou expansão de 7,5% no período.

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