O número de consumidores que voltaram a integrar o cadastro de débitos do SPC Brasil cresceu 50,77% em agosto na compração com agosto de 2005, segundo dados divulgados ontem. O presidente da instituição, Araken de Carvalho Novaes, disse que o crescimento se deve à crescente participação de instituições de ensino, em especial universidades, na utilização da base de dados do SPC Brasil para apressar a recuperação de dívidas relativas a mensalidades atrasadas.
Apesar da expansão do indicador, a inadimplência assinala queda de 9,96%, em relação aos registros de julho deste ano.
O número de consumidores que voltaram a integrar o cadastro de débitos do SPC Brasil cresceu 50,77% em agosto na compração com agosto de 2005, segundo dados divulgados ontem. O presidente da instituição, Araken de Carvalho Novaes, disse que o crescimento se deve à crescente participação de instituições de ensino, em especial universidades, na utilização da base de dados do SPC Brasil para apressar a recuperação de dívidas relativas a mensalidades atrasadas.
Apesar da expansão do indicador, a inadimplência assinala queda de 9,96%, em relação aos registros de julho deste ano. “Desde o início de 2006, empresas e concessionárias do ramo de telecomunicações e energia estão encaminhando registros de inadimplência ao SPC Brasil, com a inclusão de nomes de seus devedores. O resultado obtido no comparativo julho-agosto, no entanto, não significa um dado animador, já que em julho a quantidade de consumidores incluídos no cadastro quase duplicou, o que significou número recorde. Uma das causas é o movimento originado pelas operadoras de telefonia, companhias de água e luz, as quais responderam por cerca de 30% das inclusões de julho”, afirmou Novaes.
Novaes acredita em um movimento favorável das exclusões até o fim do ano com a conseqüente reabilitação de crédito do consumidor. Em agosto, o número de consumidores que buscaram limpar o nome apresentou crescimento 11,85% superior ao de igual mês de 2005 e de 5,61% sobre julho. Nesse mês, quando as inclusões foram históricas, o movimento de retiradas de registros da base de dados foi de apenas 19,81%, enquanto as exclusões caíram 23,4%.
Reabilitação
“No segundo semestre, normalmente há um movimento favorável à reabilitação de crédito em razão dos novos recursos que começam a entrar no mercado e da promoção dos programas de recuperação feitos pelo próprio varejo”, afirmou Novaes, acrescentando que o aumento da inadimplência em julho levou lojistas a fazer consultas adicionais na base de dados para concessão de crédito, refletindo a elevação da quantidade de consultas em 12,85% em agosto e em 11,66% na comparação com julho deste ano.
No mês que antecedeu o grande aumento de registros de dívidas vencidas, os lojistas não estavam cautelosos, segundo Novaes. O movimento entre julho de 2006 e o igual mês do ano passado apresentou crescimento de 5.02% nas consultas, enquanto na comparação com junho deste ano houve decréscimo de 0.97% nas averiguações sobre restrição de crédito do consumidor.