Redecard atinge marca de um milhão de bares e lojas

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A rede de lojas, bares e restaurantes que aceitam cartões de crédito não pára de crescer. Hoje, a Redecard, empresa que credencia estabelecimentos comerciais para aceitarem os cartões das bandeiras MasterCard, atinge a marca de um milhão de pontos cadastrados.


A loja número 1 milhão fica em Belo Horizonte e vende materiais de construção. Nesta quinta-feira, ela recebe da Redecard uma placa comemorativa.

A rede de lojas, bares e restaurantes que aceitam cartões de crédito não pára de crescer. Hoje, a Redecard, empresa que credencia estabelecimentos comerciais para aceitarem os cartões das bandeiras MasterCard, atinge a marca de um milhão de pontos cadastrados.


A loja número 1 milhão fica em Belo Horizonte e vende materiais de construção. Nesta quinta-feira, ela recebe da Redecard uma placa comemorativa. No ano passado, as leitoras de cartões (ou POS) instalados nos cerca de 900 mil estabelecimentos cadastros pela empresa fizeram 1,5 bilhão de transações, que movimentaram R$ 70 bilhões.


Para Alexandre Umberti, coordenar de análise da Ibope Inteligência, empresa especializada no mercado de cartões, o aumento da rede de aceitação reflete o forte crescimento do mercado nos últimos anos e, mais recentemente, a expansão para a baixa renda. Com a incorporação dos mais pobres, lugares como padarias de bairro, pequenos comércios e bares da periferia passaram a aceitar cartões. “Não adianta dar um cartão para a baixa renda se não tiver locais que aceitam cartão”, diz.


Além disso, com a evolução da tecnologia, táxis, feiras de ruas, quiosques de praia e entregadores de pizza passaram a aceitar pagamento com os plásticos.


Outro movimento foi a expansão territorial para outras regiões. A Redecard informa que “está presente em todos os municípios economicamente viáveis do território nacional”. A Visanet, empresa que afilia os estabelecimentos para os cartões da Visa, que também chegou a marca de 1 milhão de pontos este ano, está em 5.567 municípios do país.


Os cartões de crédito e débito devem movimentar R$ 222 bilhões no país este ano, 22% a mais que em 2005, segundo estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). Ao todo, o país deve ter, em dezembro, 275 milhões de plásticos.

Este forte crescimento levou o Banco Central a preparar um estudo sobre o setor, pesquisando os bancos emissores, bandeiras e as empresas que fazem o credenciamento. Os resultados devem ser divulgados nas próximas semanas. Mas no mercado já se especula que uma das recomendações do BC será o fim da exclusividade da Redecard e da Visanet para credenciar lojas para Mastercard e Visa.


Para baixar taxas e comissões, motivo constante de reclamação de lojistas, uma das medidas do BC deve permitir que qualquer empresa possa afiliar os estabelecimentos para qualquer bandeira, semelhante ao que acontece nos Estados Unidos.


 

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