Destaque da edição:
Destaque da edição:
PIB esperado pelo mercado para 2015 é de 0,13% – No último relatório Focus divulgado pelo Banco Central (23/01), a mediana das expectativas para o IPCA aumentou ligeiramente para 6,99%. Após chegar a 6,53% há quatro semanas, é o quarto aumento consecutivo, além de superar o limite superior da meta (6,50%). Contudo, as projeções para 2016 recuaram para 5,60% 0,10 p. p. abaixo da semana anterior. A curto prazo, as projeções dos analistas são de 1,20% para janeiro e 1,00% para fevereiro. As cinco instituições que mais acertam – TOP 5 – projetaram IPCA de 1,24% para janeiro e 1,05% para fevereiro – valores superiores, apesar de próximos do mercado. Segundo dados do IBGE, o IPCA de 2014 foi de 6,41%, enquanto o IPCA-15 de janeiro alcançou 0,89%. Projeta-se a taxa de juros Selic para o final de 2015 de 12,50%, ou seja, com mais um acréscimo de 0,25 ponto percentual ao longo do ano. A previsão é que em 2016 a Selic recue e termine o ano em 11,50% – previsão estável há quatro semanas. A próxima reunião do Copom será em março, nos dias 3 e 4. A mediana para o crescimento do PIB de 2014 foi de 0,10% esta semana. Segundo os últimos dados disponibilizados pelo IBGE, as contas nacionais caíram 0,2% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com o segundo trimestre de 2014 houve avanço de 0,1%. O resultado acumulado no ano continua positivo, com crescimento de 0,2%. Para 2015, a estimativa foi reduzida de 0,38% para 0,13% – índice ainda maior que o estimado para este ano. Para 2016 espera-se um aumento de 1,54%. Entretanto, os três valores projetados estão abaixo do crescimento do PIB realizado em 2013, de 2,5%.
Outras matérias:
IPCA registra alta de 6,41% em 2014 – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,78% em dezembro, fechando o ano em 6,41% – abaixo do teto estipulado no regime de metas de inflação (6,5%). Em 2013, o índice apresentou menor aceleração, com alta de 5,91% na mesma base de comparação. A inflação em dezembro foi puxada principalmente pela alta dos preços de passagens aéreas, alimentação fora do domicílio e carnes. Esses itens registraram elevação de 42,5%, 1,3% e 3,7%, respectivamente. Juntos, contribuíram com 0,37 p.p. – quase metade de toda a alta do índice total. Analisando o comportamento da inflação em 2014, o índice, mais uma vez, situou-se acima do centro da meta, porém dentro do teto estipulado. Dentre os grupos, alimentação e habitação obtiveram os maiores impactos sobre o IPCA, com altas de 8,03% e 8,80%, contribuindo com 1,97 p.p. e 1,27 p.p., respectivamente. Ambos responderam por metade da aceleração do índice no ano passado.
Plataforma EducaRES do Ministério do Meio Ambiente – Tendo em vista a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e sendo a Educação Ambiental (EA) um de seus instrumentos, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental (Saic) e seu Departamento de Educação Ambiental (DEA), resolve promover a Chamada Pública para Seleção EducaRES de Práticas de Referência em Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos, que criará uma base de dados de práticas existentes, com destaque para as práticas selecionadas resultantes do Edital, para cada segmento (sociedade civil, poder público e setor privado). As práticas selecionadas foram recolhidas como Práticas de Referência EducaRES e aparecem de forma diferenciada na plataforma. Os critérios para seleção foram: caráter inovador, condições de replicabilidade, continuidade nos processos de educação ambiental ou de comunicação, gestão integrada, coerência entre princípios e ações, abrangência territorial, entre outros. As experiências estão disponíveis para acesso no site da plataforma. Clicando em “Ver práticas”, é possível localizar práticas por tipo de público, de resíduos ou regiões e municípios onde a iniciativa ocorre.
Internet no continente Americano – Mais de 42% da população mundial já está conectada à internet, e a Ásia já conta com 1,4 bilhão de pessoas com acesso à Web, o que significa taxa de inclusão de apenas 35%. Essa distribuição é mais uniforme na América do Norte, com índice de inclusão digital de 88%. Na Oceania e na Europa, a penetração gira em torno de 70% da população. Nas regiões onde a população tem menor acesso, as taxas de crescimento no período 2000-2014 mostram a preocupação dos governos em investir na expansão da internet: na Ásia, foi de 1.117%, na América Latina, de 1.673%, e no Oriente Médio, de 3.304%. A África, ainda que a taxa de crescimento nesses 14 anos tenha sido de impressionantes 6.500%, apresenta a deformação de iniciar a série com uma base muito baixa. Tanto assim que o nível de penetração na população é de apenas 26,5%. Em números absolutos, o Brasil lidera o ranking da América do Sul, e nas Américas fica atrás somente dos Estados Unidos. São 110 milhões de internautas, ou 50% dos usuários da região. No entanto, o nível de inserção relativo – de 54% – ainda é insatisfatório. Na Argentina, esse índice é de 75%; no Chile, de 66%; e na Colômbia, de 61%. Justamente os países de menor desenvolvimento, como Paraguai, Bolívia e as Guianas, apresentam as menores taxas de inserção. A Venezuela, que vinha também experimentando um crescimento apreciável, e durante anos teve uma taxa de participação no uso da internet comparável à do Brasil, está ficando para trás, perdida na teia de seus problemas políticos e econômicos.
Projetos e patrocínio Sebrae-RJ – Está ativa a possibilidade de as MPEs obterem patrocínio do Sebrae-RJ por intermédio da apresentação de projeto de interesse do segmento. Na internet, o órgão informa as condições pelo segundo Edital de Seleção Pública de Projetos para Patrocínio do Sebrae-RJ, explicando os processos pelos quais a empresa poderá se inscrever, por meio da chamada pública para patrocínio. Quem se interessar pode acessar as regras no endereço eletrônico www.sebrae.combr/rj/patrocinio. Um dos focos da seleção é a promoção da cultura empreendedora, considerando-se a missão do Sebrae-RJ de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia do Estado do Rio de Janeiro. As inscrições são gratuitas, compreendendo o período de 5 de janeiro a 28 de fevereiro de 2015. Os projetos devem ter início de produção entre 1º de abril e 31 de dezembro deste ano, e podem ser de âmbito nacional, estadual ou regional ou mesmo internacional, desde que realizados no País.