O portal de notícias Diplomacia Business publicou entrevista com o presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros. O trabalho da CNC na pandemia, reforma tributária e a recuperação do turismo no Brasil foram alguns dos temas tratados.
“A Confederação vem cumprindo com louvor o seu papel histórico de representar e defender os empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Mais do que isso, a CNC segue contribuindo de forma expressiva para o desenvolvimento do País e a qualidade de vida da população, por meio de suas ações e de seus braços sociais, o Sesc e o Senac”, disse Tadros.
O presidente da CNC citou também a entrega do documento com as propostas e recomendações do Sistema Comércio ao presidente Jair Bolsonaro, que disputa um novo mandato, à senadora Simone Tebet e ao ex-presidente Lula, também na disputa pela Presidência da República, como uma espécie de roteiro para o Brasil retomar seu desenvolvimento. “Esse é o nosso trabalho”, disse.
Menos taxação sobre o consumo
A reforma tributária foi outro tema abordado. “O sistema tributário atual é demasiadamente complexo, com muitos tributos, diversas obrigações acessórias e diferentes formas de apuração. Uma proposta de reforma deveria se voltar para a simplificação do sistema. É importante observar o princípio da progressividade tributária, que objetiva trazer redução das desigualdades sociais, de modo que os tributos devem onerar de forma mais pesada a riqueza e de forma mais leve o consumo”, afirmou José Roberto Tadros.
Sobre o turismo, o presidente da CNC disse que o setor vem se recuperando de forma gradativa e consistente dos efeitos da pandemia da covid-19. “No ápice das medidas restritivas, o setor perdeu 469,8 mil vagas formais. De outubro de 2020 a junho deste ano, foram recuperados 365,1 mil postos de trabalho. A expectativa da CNC é que o turismo brasileiro restabeleça o nível de ocupação do período pré-pandemia a partir do início do período de contratações para a próxima alta temporada, encerrando 2022 com 319,4 mil postos de trabalho criados.”