Um acordo de cooperação técnica firmado entre a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o Sesc, o Senac e o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MDH) levará qualificação profissional às mulheres em situação de vulnerabilidade a cinco Estados do Norte e do Nordeste.
O termo foi assinado nesta quarta-feira (24), pelo segundo vice-presidente da CNC, Luiz Carlos Bohn, e pela secretária-executiva do MDH, Tatiana Alvarenga, durante a reunião de instalação da Câmara Brasileira de Mulheres Empreendedoras do Comércio (CBMEC), órgão consultivo da CNC.
O Sesc e o Senac irão oferecer às mulheres em situação de vulnerabilidade cursos gratuitos e continuados de qualificação, capacitação e de desenvolvimento de competências para estimular a capacidade empreendedora. Conforme o acordo, serão oferecidas 500 vagas, no âmbito do programa do Governo Federal. Os cursos estarão disponíveis, prioritariamente, nas capitais Manaus (AM), Belém (PA), Rio Branco (AC), São Luís (MA) e Teresina (PI), e em cidades do interior.
Luiz Carlos Bohn ressaltou o papel social deste projeto e colocou a estrutura do Sistema Comércio à disposição do MDH. “É pelo empreendedorismo feminino que iremos proporcionar dignidade financeira, independência e autonomia às mulheres. Por isso, este acordo de cooperação é muito importante”, destacou. Tatiana Alvarenga agradeceu à CNC por esta nova parceria. “O apoio do Sesc e do Senac nesta jornada de resgate das mulheres empreendedoras é fundamental”, afirmou.