Reunião de Diretoria acontece no Polo Socioambiental Sesc Pantanal

Compartilhe:

 

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, abriu a reunião da diretoria da entidade, no dia 29 de setembro, destacando a importância da presença dos membros da Diretoria da Confederação no Hotel Sesc Porto Cercado, em Poconé, Mato Grosso. O encontro precedeu a inauguração do Complexo Educacional Sesc Pantanal – Ministro Gilmar Mendes, espaço inovador que atende cerca de 300 alunos gratuitamente e é referência em sustentabilidade.

Citando a relevância turística do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Tadros destacou o importante papel da CNC em prol do desenvolvimento do turismo no Brasil, tendo apontado questões que ainda precisam ser aprimoradas para que o País atinja seu máximo potencial, com ênfase na expansão do voos comerciais para destinos como o Pantanal. “Proponho que a CNC, as Federações, os Sindicatos e o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) se posicionem e manifestem a necessidade de providências para o restauro da malha aeroviária brasileira aos padrões anteriores à pandemia”, destacou Tadros.

Em primeira mão, o diretor-administrativo da CNC e presidente da Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, anunciou a decisão do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) de aprovar o “Tax Free” em todo o Brasil. O pleito, iniciado pela Federação fluminense com o apoio da Confederação,  permite a isenção de impostos para compras de turistas estrangeiros e tem grande potencial de incentivar o turismo no País. “Essa é uma importante conquista da CNC e de todas as Federações. Agradeço todo o apoio da Diretoria de Relações Institucionais (DRI) da Confederação durante a audiência pública em que defendemos a ideia. Sem esse apoio, não conseguiríamos”, pontuou Queiroz.

Saiba mais: Adoção do Tax Free Shopping no Brasil traria movimentação financeira anual de US$ 411,6 milhões

Ao longo da reunião, foram apresentados projetos desenvolvidos e em execução pelas Federações e pela Confederação, incluindo o evento Rio Innovation Week, do qual a CNC é patrocinadora, que acontecerá de 3 a 6 de outubro no Rio de Janeiro, apresentando aos participantes as oportunidades e os impactos da tecnologia na transformação dos negócios e da sociedade.

Também foram apresentados os relatórios do Sesc e Senac em 2022, trazendo números alcançados pelas duas instituições, incluindo mais de 1 milhão de inscritos em programas de educação, 2,2 milhões em programas de lazer e 560 mil participantes em atividades esportivas desenvolvidas pelos Sesc, além de mais de 1,4 milhão de matrículas totais e mais de 1 milhão de assistidos pelo Programa Senac de Gratuidade, entre outros feitos exitosos.

Também foram destaque as Competições Senac de Educação Profissional, torneio de educação profissional que habilita os estudantes do Senac para representar o Brasil na WorldSkills Competition, que acontecerá de 24 a 27 de outubro, no Espírito Santo.

Abordando questões econômicas que impactam a defesa do setor do comércio de bens, serviços e turismo, a economista Izis Ferreira, da Diretoria de Economia e Inovação  (Dein) da CNC, apontou o posicionamento da entidade em duas questões: a Remessa Conforme e o fim do parcelamento sem juros no cartão.

Durante a explanação, Izis apresentou levantamentos feitos pela Dein que apontam o impacto das importações vindas da China no comércio brasileiro, bem como os argumentos de defesa do setor ante a possibilidade de cessão do crédito rotativo, visto que boa parte das vendas é feita na modalidade parcelada, o que impactaria a vida dos consumidores e as estratégias de venda dos comerciantes.

Saiba mais em: Importação de produtos chineses de até US$ 50 cresceu 38% neste ano

Complexo Educacional Sesc Pantanal - Sesc Poconé - CNC - Fecomércio-MT - Ministro - STF - Gilmar Mendes

Já Cristina Cuiabália, gerente-geral do  Polo Socioambiental Sesc Pantanal, fez uma breve apresentação sobre as áreas naturais protegidas do Polo: Reserva Particular do Patrimônio Natural Sesc Pantanal (a maior RPPN do Brasil), Parque Sesc Baía das Pedras e Parque Sesc Serra Azul. Ela pontuou informações sobre as características da fauna e flora pantaneiras, a forma pela qual o ecossistema se organiza, a partir do regime das águas, as necessidades atuais e as iniciativas de conservação em andamento.

Complexo Educacional Sesc Pantanal 

Inovação, tecnologia ancestral e sustentabilidade são a base do projeto criado pelo arquiteto José Portocarrero para o Complexo Educacional Sesc Pantanal – Ministro Gilmar Mendes, a partir do trabalho desenvolvido pela Escola Sesc Pantanal. Criada em 2002, a unidade atendia alunos com as duas primeiras etapas da educação básica, em um espaço de cerca de 1.000 m². Com o passar do tempo, sua atuação se ampliou gradativamente, e como forma de atender melhor os alunos foi criado o complexo, com tamanho quase três vezes superior ao original, o que faz dele a maior estrutura educacional de Poconé.

Com a expansão, são mais sete salas de aula, além de refeitórios, cozinha, sanitários, secretaria, sala dos professores, coordenação e recepção. A inovação também está presente na forma circular da escola, com as novas salas de aula divididas por áreas de conhecimento: Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, História, Geografia, Ciências e Arte.

No Complexo Educacional Sesc Pantanal são os alunos que se movimentam a cada aula, compartilhando os ambientes e sendo corresponsáveis por eles. Na área externa central, o objetivo é promover a integração dinâmica de crianças e jovens, num ambiente natural, com árvores nativas e gramado, que pode ser explorado pelos alunos de diferentes formas, como atividades interativas com a natureza, contemplação e leitura ao ar livre.

Leia mais

Rolar para cima