Simaex 2024 debate desafios e soluções na resolução de conflitos no comércio exterior

Compartilhe:

Com especialistas renomados, evento aborda segurança jurídica, arbitragem e inovação na mediação de controvérsias, fortalecendo as relações comerciais globais e oferecendo insights para PMEs e grandes empresas

Em sua segunda edição, o Seminário Internacional de Meios Alternativos de Resolução de Controvérsias (SIMAEX) se consolida como referência para o comércio exterior. Realizado na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, em 12 de novembro, o evento promovido pela Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB), o evento de 2024 atraiu advogados, mediadores, acadêmicos, e representantes do governo e da iniciativa privada para debates profundos sobre os desafios e soluções nas controvérsias internacionais.

Com o tema “Controvérsias no Comércio Internacional: desafios, riscos, proteção e previsibilidade”, o evento promoveu uma série de painéis focados em temas atuais, como segurança jurídica, proteção de dados e a relevância dos Meios Alternativos de Resolução de Controvérsias (MARCs). A abertura foi marcada por palestras de especialistas que reforçaram o papel da mediação e da arbitragem na construção de relações comerciais seguras e previsíveis.  Arthur Pimentel, presidente do Conselho de Administração da AEB, Márcio Fortes, vice-presidente da AEB e Miriam Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae/RJ, comandaram a abertura do evento.

O primeiro painel, “Comércio Sino-Brasileiro e Solução de Controvérsias pela Via Arbitral”, destacou a importância da arbitragem nas parcerias entre Brasil e China, com participação de Claudio Finkelstein, Stefan Kröll e Munique Mendes. O segundo painel explorou a arbitragem no transporte marítimo, abordando a importância da cláusula compromissória em disputas que envolvem seguradoras, em uma discussão liderada por Thiago Mello Muller e Ilan Goldberg.

Outros temas críticos também estiveram em pauta. No painel “Guerra, Terrorismo e Comércio Internacional”, especialistas analisaram o impacto da instabilidade global sobre o comércio exterior, com reflexões de José Luís Niemeyer e Ricardo Cabral. Os dilemas contratuais no comércio internacional também foram debatidos, com insights de Jair Gevaerd e Paul Eric Mason sobre segurança jurídica frente às mudanças globais.

Encerrando o evento, o painel dedicado à internacionalização das pequenas e médias empresas trouxe estratégias práticas para o fortalecimento dessas empresas no mercado global. Miriam Ferraz e Tania Almeida, entre outros painelistas, discutiram como a mediação pode ser uma ferramenta crucial para a adaptação das PMEs aos desafios internacionais.

Acompanhe abaixo a transmissão completa do evento.

Leia mais

Rolar para cima