Banco de alimentos do Sesc comemora 20 anos de atuação em Pernambuco

Compartilhe:

Atualmente, mais de 137 mil pessoas em Pernambuco conseguem se alimentar graças a uma rede de instituições e empresas comprometidas com a redução dos danos a pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar e social. Quem intermedeia e permite que as doações recebidas cheguem a quem precisa é o Banco de Alimentos do Sesc Pernambuco, que comemora 20 anos de atuação no Estado no dia 29 de setembro.

A celebração dessa atuação no combate à fome contará com a presença de mais de 200 parceiros que compõem essa teia de auxílio social. Eles serão recebidos pelo presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PE, Bernardo Peixoto.

Criado em Pernambuco em 2002, o Banco de Alimentos integra o Programa Mesa Brasil do Sesc Nacional e possui uma unidade central no Recife, ao lado do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), e outras quatro unidades em Caruaru, Garanhuns, Arcoverde e Petrolina. Juntas e articuladas, atendem 400 organizações sociais em Pernambuco.

Nesses 20 anos de atuação, o Banco de Alimentos totaliza mais de 32 mil toneladas de donativos distribuídos, beneficiando 63 municípios e mais de 137 mil pessoas. Somente em 2021, durante a pandemia de covid-19, foram distribuídas quase duas mil toneladas de alimento, um volume 30% superior à meta, e quase 54 mil unidades de itens de higiene e limpeza. Na crise sanitária, a unidade manteve a atuação e intensificou campanhas de arrecadação.

Podem ser doados alimentos perecíveis e não perecíveis, materiais de higiene pessoal, produtos de limpeza, brinquedos e serviços diversos, como cessão de espaços, combustível, embalagens, serviços gráficos, transporte, serviços de divulgação.

Todas as doações são checadas para garantir a qualidade, especialmente, dos alimentos que, apesar de perderem o valor comercial por estarem maduros ou próximos do vencimento, mantêm o valor nutricional. Além dessa distribuição, o Banco de Alimentos desenvolve, para as instituições cadastradas, ações educativas e de orientação, fomentando o conhecimento também para as pessoas atendidas pelas organizações.

 

Leia mais

Rolar para cima