O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, recebeu o embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, com o objetivo de estreitar laços comerciais entre os países. A reunião aconteceu na sede da CNC, em Brasília, no dia 26 de outubro.
Tadros destacou que a parceria entre os dois países tem potencial para movimentar o mercado de importação e exportação de ambos. “O Cazaquistão desempenha um papel fundamental na Ásia Central e é rico em uma variedade de produtos que podem ser interessantes para o comércio brasileiro. Vamos dar início a uma parceria de sucesso”, afirmou.
O embaixador Nussupov, que representa seu país em toda a América do Sul, falou sobre a economia do Cazaquistão e dos acordos que já estão em vigor. Além de grandes produtores de petróleo e gás natural, os cazaquistaneses também são grandes exportadores de urânio e ureia, fertilizante utilizado na agricultura. Este último, segundo ele, já figura na lista de produtos enviados ao Brasil, além do açúcar nacional que abastece o país asiático. “Em breve iremos festejar 30 anos de diplomacia com o Brasil. Queremos bons resultados para esta data”, afirmou o embaixador.
Nussupov também destacou que o governo cazaquistanês pretende intensificar os investimentos no turismo local para atrair mais turistas. “Atualmente recebemos muitos turistas vindos da Europa e nosso objetivo é fazer com que o viajante sul-americano desperte cada vez mais o interesse pelo nosso país”, disse.
Também estiveram presentes na reunião a diretora-geral executiva da CNC, Simone Guimarães, o chefe de Gabinete da Presidência, Elienai Câmara, a diretora de Relações Institucionais, Nara de Deus, e o analista da Diretoria de Relações Institucionais Oscar Nóbrega.