Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo e aos 118 anos do município de Cruzeiro do Sul, a Fecomércio-AC, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), promoveu, no dia 27 de setembro, o Juruá Eco Meeting, evento que busca apoiar e estimular o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos do Vale do Juruá.
Na programação, foram debatidos e expostos os resultados do Vai Turismo – Rumo ao Futuro, iniciativa da CNC que incentiva o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos brasileiros e o turismo responsável na sociedade contemporânea.
O coordenador de turismo da Fecomércio-AC, João Bosco Nunes, explicou que o primeiro Eco Meeting buscou apresentar aos participantes, no auditório do Senac, em Cruzeiro do Sul, as tendências do setor. “A vasta programação contou com turismo responsável, ecoturismo, etnoturismo, turismo de aventura e de base comunitária.”
A especialista técnica do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur/CNC) Marcia Cristina Alves apresentou os resultados do Vai Turismo, iniciativa da CNC, com apoio das Federações, que visa desenvolver as atividades de turismo com políticas públicas de estímulo ao desenvolvimento sustentável de destinos turísticos brasileiros, de forma regionalizada, e construída pelos principais atores do trade turístico brasileiro. “O turismo é uma atividade socioeconômica que não é vista da forma correta, e incluir o turismo nas políticas públicas é que vai fazê-lo se tornar uma coisa perene”, afirmou.
Alves salientou que o grupo acreano nessa construção foi bastante heterogêneo e dinâmico, com participantes de todos os segmentos do trade. “Eles (os participantes) têm um excelente trabalho para ser cobrado e implementado pelos seus governantes.”
O analista de turismo e hospitalidade do Departamento Nacional do Sesc Luiz Antônio Silva falou sobre o turismo responsável na sociedade contemporânea, nomenclatura que utilizada para denominar um turismo que está atento ao meio ambiente, às comunidades, a quem trabalha e também ao turista. “Tudo isso está de acordo com essa lógica do turismo responsável, que dialoga com o etnoturismo, ecoturismo, que são vertentes do turismo muito presentes na região, e também com o turismo social, que é a forma de turismo desenvolvida pelo Sesc Nacional desde a década de 1940.”
Luiz Antônio, que participou desde o início do projeto do Centro de Turismo e Lazer Sesc Cruzeiro do Sul, demonstrou a satisfação de ver a obra concluída nesta que é sua primeira visita à estrutura depois de pronta. “É um meio de hospedagem muito influenciado pela natureza local, e o hotel ficou com excelente qualidade de hotelaria e estrutura que não deixa a desejar para nenhum outro.”
Segundo a presidente do Conselho de Turismo de Cruzeiro do Sul, Siane Grandidier, o evento foi importante para a reunião neste Dia Mundial do Turismo e aniversário do município. “É um incentivo, valorização e fomento para o turismo do Vale do Juruá por meio da Fecomércio, câmaras técnicas e conselho empresarial.”
A presidente clamou para que a sociedade, empresários e poder público despertem para o turismo. “Comecem a ter este mesmo olhar, pois o turismo não se faz sozinho, e sim em conjunto”, destacou.