A Fecomércio-ES anunciou, em evento de comemoração de oito anos do Centro Cultural Sesc Glória, no dia 27 de setembro, investimentos para impulsionar o turismo no Estado. E a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentou o programa Vai Turismo – Rumo ao Futuro – um conjunto de propostas elaborado em parceria com as Federações Estaduais do Comércio e entidades do setor para impulsionar a atividade turística regional e nacional. No evento, também foi comemorado o Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo.
O 1º vice-presidente da Fecomércio-ES, Luiz Coutinho, destacou, durante seu discurso, os investimentos que o Sistema vai realizar no Espírito Santo. “Com o objetivo de melhorar a qualidade da prestação de serviços na nossa rede de hospedagem e lazer, vamos investir, imediatamente, cerca de R$ 20 milhões, com a modernização das instalações, introdução de tecnologias e modernização da nossa rede hoteleira do Sesc”, afirmou.
Luiz Coutinho revelou ainda que o Senac receberá investimentos em diversos projetos. “Faremos um aporte de mais de R$ 10 milhões no Senac para 2023 com foco em alguns projetos. Entre eles, estão a revitalização e a reforma do Hotel Senac Ilha do Boi; e o aumento do número de vagas em treinamentos e capacitações, inclusive gratuitas, para toda a população.”
A capacitação de profissionais de turismo é uma das preocupações da gestão do presidente do Sistema Fecomércio-ES, Idalberto Moro. “Acreditamos muito no potencial turístico do Espírito Santo. O turismo é um grande gerador de emprego e renda, e é missão da Fecomércio promover o segmento e fortalecê-lo, principalmente, após o período pandêmico que enfrentamos nos últimos dois anos”, pontuou.
O Senac-ES, em parceria com a Secretaria de Turismo do Espírito Santo (Setur), vai triplicar o número de alunos treinados, com a oferta de mais de 1.200 vagas em cursos gratuitos na área de turismo até o próximo ano. Os treinamentos serão divididos em 64 turmas, em mais de 40 municípios capixabas.
O programa Vai Turismo foi apresentado, em vídeo, pelo presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur) da CNC e coordenador nacional do programa, Alexandre Sampaio. Ele explicou como o trabalho foi realizado, ao longo de mais de um ano, para reunir propostas e recomendações de políticas públicas para o setor. O programa foi entregue aos candidatos à Presidência da República. Também foram elaboradas propostas específicas para cada estado. Entre as estratégias apontadas para o Espírito Santo estão a estruturação e o fortalecimento do sistema de gestão do turismo; marco legal capaz de melhorar o ambiente de negócios; inovação e uso de tecnologia, a fim de promover o desenvolvimento e a competitividade do setor; e qualificação e capacitação dos atores.
Também participaram do evento o diretor de Relações Institucionais do Senac Nacional, Antônio Henrique Borges, que abordou a atuação da instituição na qualificação de profissionais nos setores de turismo e cultura no Brasil, e a gerente de Cultura do Sesc Nacional, Luciana Sales, que compartilhou a bela trajetória da instituição em 76 anos de história.