As entidades de representação do comércio, serviços, turismo, agricultura e indústria do Estado realizaram o Encontro Empresarial com Candidatos a Governador, no dia 19 de setembro. A Fecomércio-MA integrou o grupo de entidades que conheceu as propostas dos pleiteantes ao Executivo estadual, com as demandas dos empresários destes setores.
O evento ocorreu em São Luís, no Multicenter Negócios e Eventos, com a participação dos candidatos com o melhor índice de intenção de votos, de acordo com as pesquisas registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), nos dias 9 a 17 de agosto. Entre os candidatos ao Governo do Estado, Carlos Brandão, Lahésio Bonfim e Weverton Rocha marcaram presença no encontro, habilitados pela maior intenção de votos apontada pelas pesquisas.
Em sua terceira edição, o Encontro Empresarial com Candidatos a Governador teve a participação de representantes das entidades empresariais, parceiros e empresários no âmbito do comércio, serviços, indústria, turismo e agricultura, além da imprensa. Houve ainda a entrega da Agenda de Propostas e Recomendações de Políticas Públicas relativas ao turismo no Maranhão a cada um dos candidatos, feita pelo presidente da Fecomércio-MA, Maurício Feijó.
Neste ano, a iniciativa congregou 12 entidades representativas empresariais, sendo uma idealização das Associações do Comércio (ACM), de Jovens Empresários (AJE-MA), de Criadores (Ascem), de Supermercados (Amasp), da Indústria de Hotéis (ABIH-MA), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), das Federações das Associações Empresariais (Faem), Agricultura e Pecuária (Faema), do Comércio (Fecomércio), da Câmara de Dirigentes Lojistas (FCDL), das Indústrias (Fiema) e Centro das Indústrias do Maranhão (Cimar).
Nas regras determinadas pelos organizadores, o evento não teve caráter de debate, uma vez que cada candidato participou individualmente, tendo o tempo de 45 minutos para se apresentar, responder às perguntas previamente elaboradas e enviadas pelos empresários, além das considerações finais.
Os questionamentos feitos foram pautados em temáticas voltadas para o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão, com foco no fortalecimento do setor produtivo. Todas as perguntas sorteadas aleatoriamente durante o evento abrangeram, exclusivamente, os segmentos empresariais da indústria, comércio, turismo e agricultura.