O presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, recebeu, no dia 6 de outubro, o empresário português Antonio Parente, presidente da Rede AP Hotéis, para uma reunião com a Diretoria e técnicos do eixo do turismo e hotelaria do Senac-RN. Na ocasião, foi tratada a continuação do intercâmbio de trabalho para alunos formados no Senac, um dos braços da Fecomércio para qualificação profissional.
Em agosto deste ano, sete alunos formados na área de gastronomia foram encaminhados para trabalhar em um dos sete hotéis que integram a Rede AP em Portugal por meio do Senac Empregabilidade – serviço gratuito que tem como objetivo orientar e encaminhar alunos aprovados e estudantes do Senac-RN para as vagas de estágio ou vagas efetivas no mercado de trabalho. A capacitação de excelência demonstrada pelos brasileiros no país europeu trouxe o empresário até o Brasil com o objetivo de firmar convênios para um programa de intercâmbio entre as instituições.
Segundo Marcelo Queiroz, o trabalho que está sendo desenvolvido em prol do turismo do Estado tem ultrapassado fronteiras e projetado o RN no cenário internacional. “Por meio de parcerias firmadas com a Alemanha, trouxemos o Projeto Verena, o Programa DEL, iniciativas que, entre outros frutos, nos trouxeram premiações significativas na área do turismo sustentável, como o ISO de sustentabilidade, concedido ao Hotel Barreira Roxa, de forma inédita na América Latina. Agora temos o país de Portugal que reconhece nosso potencial para formar profissionais que atendem às necessidades do mercado e, espontaneamente, nos procura para firmar parcerias, ou seja, um reconhecimento de que estamos trilhando o caminho certo em prol do desenvolvimento econômico do RN”, declarou o presidente.
“A contratação desses brasileiros mostrou um desempenho que ultrapassou o que esperávamos, foi tão bom, que vim aqui conversar sobre a possibilidade de ampliar essa parceria com o Sistema Fecomércio-RN. Infelizmente, hoje, em Portugal, temos uma situação delicada de falta de mão de obra especializada, e eu julgo que essa aproximação vai nos ajudar a resolver essa situação”, disse o empresário Antonio Parente.
O grupo AP Hotels & Resorts iniciou as atividades em 2015, com o objetivo de ser referência no mercado turístico algarvio. Atualmente, o grupo é composto por sete unidades hoteleiras, espalhadas por cinco cidades portuguesas.