A Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB) realiza hoje (12), o 13º Encontro Nacional de Comércio Exterior de Serviço (Enaserv 2022).Com tema central, Criando uma Cultura Exportadora de Serviços, o encontro, principal fórum de diálogo do segmento do comércio exterior de serviços, conta com patrocínio da Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros.
O presidente da CNC, José Roberto Tadros, participou da abertura do evento destacando a importância do tema principal do encontro. “Criar uma cultura exportadora de serviços é essencial para que o comércio exterior brasileiro possa se posicionar com mais protagonismo no cenário internacional”, afirmou.
Para Tadros, o setor tem um enorme potencial de incrementar o crescimento da economia do País pelo seu valor agregado, principalmente no comércio exterior relacionado a serviço. “O Brasil tem baixa participação nos serviços transacionados pelo mundo, e a pandemia reduziu ainda mais o volume de operações. Hoje esse valor chega a R$ 50 bilhões com as parcerias, e esse evento tem a oportunidade de trazer a discussão e proporcionar alternativas para melhorar as estatísticas e as ações para as empresas prestadoras”, completou.
O presidente da AEB, José Augusto de Castro, destacou a importância do setor de serviços no Brasil “A estatística de comércio exterior de serviços do Brasil sempre destacou um déficit comercial crônico e crescente. Isso acontece porque o Brasil investe pouco em pesquisa e desenvolvimento e, por produzir pouco, investir pouco e não ter o que exportar, é preciso importar bastante”, disse.
“No ano de 2019 o mundo registrou cerca de 3 milhões e 100 mil pedidos de patentes, e o Brasil apenas 27 mil pedidos, o que representa 0,9% do total global, mostrando nossa distância para a realidade mundial.”, concluiu.