Senac-RJ firma parceria com a maior equipe brasileira de eSports

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O Senac-RJ, por meio do programa Elas na Tecnologia, firmou parceria com o Women in Brazil (WIBR), projeto da maior equipe brasileira de eSports, o Made in Brazil (MIBR). Trata-se da primeira plataforma mundial voltada para encorajar e dar visibilidade a talentos que se identificam com o gênero feminino ou não binário no mundo dos games. O objetivo do Senac-RJ é contribuir para o desenvolvimento de propostas inovadoras para estimular carreiras e oportunidades de trabalho de mulheres no ecossistema dos games.

O projeto prevê a conexão entre os segmentos dos games e da educação, oferendo trilhas de treinamento, mentorias e ações que proporcionem mais oportunidades para as mulheres nesse mercado. A instituição também vai apoiar as duas equipes profissionais de eSports 100% femininas do MIBR.

A parceria prevê ainda ações de aproximação de alunos e instrutores do Senac-RJ com o MIBR por meio da realização de palestras, seminários e workshops nas unidades e troca de experiências sobre o trabalho com games e esporte eletrônico profissional. Além disso, o Senac-RJ atuará como embaixador e incluirá materiais e conteúdos profissionalizantes na plataforma WIBR para acesso à base inscrita na plataforma, desenvolverá treinamentos e bootcamps presenciais para as duas equipes femininas da MIBR e participará da criação da  websérie Elas dos Games, cuja proposta é documentar histórias das mulheres que fazem a diferença no cenário de games.

“Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o Senac-RJ busca colaborar com a igualdade de gênero, educação de qualidade e crescimento econômico, através de parcerias como a que firmamos com o MIBR. Aliando esforços, esperamos contribuir para a inserção de ainda mais mulheres no mercado de tecnologia. Tal sinergia vai ao encontro do que o Senac-RJ vem desenvolvendo com o projeto Elas na Tecnologia que, por meio da capacitação profissionalizante, visa abrir as portas do mercado, majoritariamente masculino, para todas. Elas podem e devem ocupar os espaços que quiserem e daremos as ferramentas para que consigam”, afirma o diretor regional do Senac-RJ, Sérgio Arthur Ribeiro da Silva.

Ao aproximar a atuação da instituição de uma base de jovens interessadas em games e eSports, a iniciativa amplia o escopo do programa Elas na Tecnologia, que busca incrementar a presença feminina no segmento de TI, que hoje responde por apenas 20% dos postos de trabalho da área. O movimento engloba a realização de eventos e maratonas de tecnologia e cursos de atualização e capacitação profissional para o público feminino, entre outras ações.

O mercado para programadores e designers de games é muito promissor e, por isso, o Senac-RJ enxerga grande potencial desse setor para a inclusão social não apenas de mulheres e pessoas não binárias, mas também de pessoas em situação de vulnerabilidade de um modo geral. Exemplo disso é que, de acordo com a Pesquisa da Indústria Brasileira de Games 2022, realizada pela Abragames, o mercado ultrapassou US$ 2,3 bilhões em 2021 e o Brasil corresponde ao 10º país em consumo de jogos no mundo.

A produção de games tem maior concentração nas Regiões Sudeste (57%) e Sul (21%). Aproximadamente, 14% dos estúdios se localizam na Região Nordeste, 6% na Região Centro-Oeste e 3% na Região Norte. A distribuição é semelhante no comércio, o que indica que esse segmento se espalha pelo território, evidenciando potencial de desenvolvimento regional. A indústria brasileira de jogos emprega atualmente 12.441 pessoas. O número de mulheres nesse mercado vem crescendo gradualmente: em 2014, eram 15%; em 2018, 20%; e, na pesquisa de 2022, chega a 29,8%.

 

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