A Semana de Valorização da Pessoa Idosa, realizada anualmente pelo Sesc-AP, é referência no Amapá como um momento de troca de conhecimento entre o Trabalho Social com Idosos (TSI) do Sesc, o público da terceira idade, familiares e instituições de proteção da pessoa idosa. Neste ano, traz como tema “O impacto da violência no processo de envelhecimento da pessoa idosa”, com uma programação que ocorre nos dias 28 a 30 de setembro, no Sesc Araxá.
Na abertura do evento, dia 28 de setembro, houve um momento de debate sobre a temática da edição visando discutir e refletir sobre as violências tão presentes na vida dos idosos, favorecendo o acesso à informação tanto destes quanto dos seus familiares e oferecendo um momento de atendimento aos presentes. Nesse dia, o Projeto Minha Gente compõe o momento cultural com a dança do Marabaixo.
Hoje (29), o dia será voltado para serviços de cuidados, como atividades físicas, atendimentos em saúde, vacinação, emissão de passe livre, oficinas, exposições e vendas de produtos artesanais.
Para encerrar a semana, o tradicional Baile da Primavera será na noite de amanhã (30), com entrada gratuita. O momento já é esperado pelos idosos que frequentam o Sesc por oferecer uma noite de confraternização, com música ao vivo, dança e o Desfile das Rosas da Primavera.
A programação acontece na semana marcada pelo Dia Internacional das Pessoas Idosas, celebrado em 1º de outubro. A data foi designada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para sensibilizar a população sobre o envelhecimento com dignidade.
São parceiros do evento a Prefeitura Municipal de Macapá, por meio da Coordenadoria-Geral de Políticas de Pessoas com Deficiências e Idosos de Macapá, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Ministério Público do Amapá, GEAP, UEAP, Delegacia Especializada contra Crimes à Pessoa Idosa, o projeto de extensão da Universidade da Maturidade do Amapá (Umap), um projeto de extensão da Universidade Federal do Amapá (Unifap), e grupos de convivências de idosos do Estado. Todas essas entidades formam a Rede de Proteção e Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, grupo que oferece apoio e orientação a esse público e suas famílias.