Sesc-RJ realiza mamografias e Papanicolau em penitenciária de Bangu

Compartilhe:

O Sesc-RJ iniciou, no dia 13 de junho, a operação da unidade móvel Sesc Saúde Mulher no Instituto Penal Santo Expedito (ISE), no Complexo de Gericinó, em Bangu. O veículo equipado com moderna tecnologia para exames de mamografia e preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau) está na casa prisional feminina por meio de uma parceria com a ONG RioSolidario e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

A unidade móvel Sesc Saúde Mulher funciona em um caminhão de 9mx3m, dividido em duas salas, uma equipada com mamógrafo e outra com mesa ginecológica para realização do Papanicolau. O veículo costuma circular pelo Estado, levando os atendimentos para locais distantes dos grandes centros ou com pouca oferta do serviço, recebe sempre pacientes encaminhadas pelos sistemas municipais de saúde. No caso do atendimento em Gericinó, o encaminhamento é via departamento de saúde do sistema prisional. O objetivo é realizar 688 exames.

Após a realização do exame de mamografia, as imagens de raio X são remetidas via on-line ao Hospital de Câncer de Barretos (SP), também conhecido como Hospital de Amor. A instituição, que é referência nacional no tratamento do câncer, faz o laudo e o encaminha novamente ao departamento de saúde prisional.

A previsão é que a unidade móvel permaneça 45 dias no ISE, onde serão efetuados diariamente 32 exames de mamografia (indicado para mulheres de 50 a 60 anos, sem sinais ou sintomas de câncer) e 32 preventivos, incluindo lésbicas e autodeclarados homens trans. Finalizado o trabalho com as internas do ISE, as presas do Instituto Penal Talavera Bruce (359 presas) com indicação médica serão levadas para a realização dos exames. Na sequência, o mesmo ocorrerá com as oito internas da Unidade Materno-Infantil (UMI). Paralelamente aos exames, serão promovidas palestras sobre saúde nas três unidades prisionais.

“A unidade móvel Sesc Saúde Mulher é um equipamento que salva vidas, pois permite diagnosticar precocemente dois dos cânceres que mais acometem as mulheres: o de mama e o de colo de útero. Se detectados no início, as chances de cura se aproximam de 100%. Realizar esse trabalho tão importante em um instituto penal oferece dignidade a essas mulheres, apoiando no seu processo de ressocialização”, ressalta o presidente Fecomércio-RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

A intenção é que os resultados de ambos os exames fiquem prontos em até 30 dias, sendo que esse trâmite mais rápido é um dos grandes diferenciais da referida unidade móvel. Tradicionalmente, em razão do déficit desses equipamentos e da grande demanda, há casos em que mulheres aguardam de 3 a 9 meses para obter o laudo após a realização dos exames.

 

Leia mais

Rolar para cima