A unidade móvel Sesc Saúde Mulher II, coordenada pelo Sesc Concórdia, está em Catanduvas, no oeste catarinense, onde atenderá também mulheres das cidades de Jaborá, Água Doce e Vargem Bonita. O projeto itinerante oferece acesso gratuito à mamografia digital, exame citopalógico (que previne o câncer de colo uterino), além de diversas ações educativas de promoção da saúde.
A solenidade de lançamento acontece, hoje, 19 de setembro, no Parque Linear, na Avenida Coronel Rupp, ao lado do Centro de Saúde, e contará com a presença de autoridades, imprensa e da comunidade. O projeto fica no município até 4 de novembro, com a previsão de realizar mais de 400 mamografias, 400 exames citopatológicos e cerca de 2 mil atendimentos em educação em saúde.
A unidade vai atender, de segunda a sexta-feira, mulheres com dificuldade de acesso a esses serviços de saúde. Os exames devem ser agendados previamente na Secretaria de Saúde dos municípios.
O Sesc Saúde da Mulher é parte de um projeto nacional, com o objetivo de fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são principais causas de mortalidade feminina. Em Santa Catarina, a unidade móvel começou a circular em 2016, com uma pausa durante a pandemia. A partir de setembro de 2022, o projeto está de volta para cuidar do bem-estar e da qualidade de vida da população, contribuindo para a detecção precoce de várias doenças.
“O Sesc Saúde Mulher está equipado com o que há de mais moderno em termos de tecnologia de mamografia e suas aplicações no diagnóstico do câncer de mama. O mamógrafo é digital, o que proporciona um melhor desempenho na avaliação do resultado. E, como a imagem fica disponível rapidamente, facilita o procedimento para a paciente e para toda a equipe”, explica Jéssica da Luz Pereira Pucci, gerente de Saúde do Sesc em Santa Catarina. “Dentre os pontos reportados, podemos destacar o fato de que a realização da mamografia pode salvar muitas vidas, principalmente de pacientes em que o tumor está nos estágios iniciais”, ressalta Jéssica.