Sistema Fecomércio-MS discute boas práticas do varejo e tendências da economia

Compartilhe:

Cerca de 300 pessoas, entre comerciantes, lideranças empresariais e profissionais ligados ao comércio, participaram do workshop GPS Cenários e Tendências de Mercado, realizado pelo Sistema Fecomércio-MS, por meio do Senac-MS, e pelo Sindivarejo Campo Grande, no auditório do Bioparque Pantanal, em Campo Grande, no dia 2 de março.

Para o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-MS, Edison Araújo, eventos como o workshop GPS são fundamentais para preparar os empresários para as novas tendências do varejo. “Eles terão acesso ao que já está sendo colocado em prática em outros mercados e que em breve estará no Brasil. Quem sair na frente sempre tem oportunidade de conquistar a melhor fatia do mercado. E, para nós do Sistema Comércio, é gratificante participar de momentos importantes de virada de chave para o setor, sempre contribuindo para fomentar nossa economia.”

Presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-MS, Edison Araújo, em entrevista durante o workshop GPS

O diretor regional do Senac-MS, Vitor Mello, ressaltou a importância de tratar de assuntos da economia mundial e que repercutem no setor, já que toda a dinâmica da cadeia mundial também influencia a atividade do empresariado local. “É importante trazer os impactos do que já ocorre no varejo mundial e do que está sendo bem-feito em outros locais para que nossa classe empresarial, seus executivos e profissionais da área possam utilizar o conhecimento nas suas práticas, melhorando o resultado das organizações.”

O diretor de Economia e Inovação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Guilherme Mercês, e o consultor de varejo Caio Camargo conduziram os painéis. Guilherme apresentou o tema Cenários Econômicos para 2023, explicando que os empresários precisam se preparar para um ambiente de negócios mundial mais conturbado, do ponto de vista geopolítico. “É importante olhar para as finanças, principalmente, na parte de dívidas e tributária, mas ao mesmo tempo se preparar para essa transformação digital, buscando qualificar a mão de obra.”

O consultor Caio Camargo – que liderou uma comitiva de empresários até os EUA, em janeiro, onde ocorreu a NRF 2023, a maior feira mundial do varejo – falou sobre Aprendizados da NRF 2023 e os Desdobramentos para o Varejo Brasileiro. Segundo ele, durante o evento, ficou claro que os empresários precisarão estar atentos ao novo consumidor, mais impactado com as questões de consciência sobre o meio ambiente, querendo mais experiências na loja física, apesar de estarem fortemente voltados para o digital, e que o metaverso, aplicado à experiência, é, sim, realidade. “A tecnologia vem para agregar valor ao comerciante e será a grande aliada para melhorar sua performance. A gente está no varejo olhando muito mais para o básico: fazer o bem-feito, conversar e entender o seu cliente com profundidade.”

Durante o evento, os participantes também conheceram cases de lojas que estão se destacando e, claro, conquistando mais clientes e melhorando suas vendas.

Leia mais

Rolar para cima