Fecomércio AL e Aliança Comercial articulam parceria para qualificar empresários e comerciários

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O presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL), Gilton Lima, recebeu, no dia 21, a nova diretoria da Aliança Comercial de Maceió. Além de apresentar os novos membros da entidade, a reunião teve como pauta  a possibilidade de promoção de um programa de qualificação de empresários e comerciários.

As instituições ainda debateram a elaboração de um mapa geral do setor para subsidiar, com números mais assertivos, as iniciativas de políticas públicas das gestões municipal e estadual. O presidente da Fecomércio AL pontuou que, diante do cenário socioeconômico atual, identificar os anseios da categoria e promover melhorias no setor, a partir da capacitação e do estímulo às iniciativas de políticas públicas, é também uma missão da Federação.

Fecomércio AL e Aliança Comercial debatem parceria para fortalecer comércio

“Por meio das pesquisas, a gente tem um norte. Elas nos ajudam a identificar as demandas e as necessidades existentes. O que estiver ao nosso alcance, pode contar com a Fecomércio”, concluiu Lima. O assessor econômico da Fecomércio AL, Victor Hortencio, por sua vez, demonstrou, por meio de levantamento do Instituto Fecomércio, a importância do setor para o Estado.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados em 2020, comércio e serviços são responsáveis por 64,77% da geração de riqueza na capital alagoana, que responde por mais de 40% do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado.

De 2010 a 2018, foi registrado um crescimento de 91% só em Maceió, alcançando o valor de R$ 12,37 bilhões. Segundo a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), o calçadão do Centro, área de atuação da Aliança Comercial, conta com 4.960 estabelecimentos e 26.115 trabalhadores (dados de 2020).

“A gente percebe o quanto a pesquisa nos empodera e nos descortina para o conhecimento”, destacou Andreia Geraldo. Diante dos números apresentados, ela ressaltou a importância de ter dados atualizados sobre o setor e demonstrou interesse em firmar uma parceria com a Fecomércio AL com esse propósito. “Números como receita de ICMS, quantidade de empresas e impacto na geração de emprego fazem muita diferença em uma reunião com a prefeitura e com o governo do Estado”, enfatizou.

A reunião também contou com uma apresentação do superintendente da Fecomércio AL, Allan Souza, que explanou para a nova presidente  a atuação da Federação nos últimos anos, a exemplo do monitoramento realizado pela assessoria legislativa, a criação das câmaras empresariais e a promoção das missões empresariais internacionais, além das ações sistêmicas com presença do Sesc, do Senac e dos sindicatos filiados.

 

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