*por José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional de Comércio de bens, serviços e turismo
Mesmo com a atenção contínua exigida pela pandemia da Covid-19, o avanço da vacinação renova nossas esperanças de que o ano de 2022 possa ser marcado por uma volta relativa à normalidade, com a confirmação da retomada que começamos a registrar já em 2020.
São tempos desafiantes, sem dúvida.
O comércio de bens, serviços e turismo sofreu muito com a limitação de circulação das pessoas, imposta pelos protocolos de prevenção da doença.
De um momento para outro, os empresários, como a sociedade de forma geral, tiveram que se adaptar e acelerar processos de modernização que levariam anos para serem implementados.
Ao mesmo tempo, era preciso que nós, da CNC e de todo o Sistema Comércio, além dessa necessidade de adaptação, seguíssemos lutando pela sobrevivência das empresas, principalmente as menores, carentes de tudo, justamente quando mais precisavam de ajuda.
Afinal, nós somos a entidade que representa e defende o comércio, os serviços e o turismo brasileiros. Pois bem.
Posso dizer que o setor terciário e o Sistema Comércio estão saindo fortalecidos desta crise. Com toda certeza, avançamos cinco, dez anos em menos de dois.
Ainda há muito a fazer, mas teremos muito que contar sobre este período. A CNC, as federações e os sindicatos empresariais que compõem o Sistema Comércio, o Sesc e o Senac em cada canto do Brasil. E também os empresários do setor que mais emprega e gera riquezas para o nosso país.
Casos de superação, entregas e muitas conquistas.
Ao longo destes dois anos de pandemia, de dor, com tantas perdas, diante de todas as vicissitudes, este sistema avançou na missão de tornar-se mais moderno, mais solidário, mais acessível a todos nós, dentro do princípio de democracia, de entendimento.
O presidente é apenas uma engrenagem na máquina. Mas todos nós somos importantes e obtivemos grandes vitórias em diversos aspectos.
Tivemos o reconhecimento da CNC, do Sesc e do Senac entre as melhores empresas para se trabalhar, certificadas pelo Great Place To Work (GPTW), ressaltando a importância de cada colaborador no ano atípico de 2021.
No Senac, intensificamos os investimentos na modernização da educação profissional no Brasil, com reformas dos espaços pedagógicos e da infraestrutura educacional das unidades. Em sintonia com os novos perfis e as relações do mundo do trabalho, todo o portfólio de cursos de aprendizagem profissional comercial foi revisto.
O Sesc seguiu cumprindo sua missão, quando vivemos os momentos mais difíceis, com o desemprego batendo à porta de muitas famílias. O Mesa Brasil distribuiu cerca de 50 milhões de quilos de alimentos, além do Alimentação Solidária, com a distribuição de refeições prontas pelos restaurantes do Sesc pelo Brasil.
A realização da Conferência de Comércio Internacional e Serviços do Mercosul (CI21), as mobilizações legislativas junto ao Congresso Nacional para as pautas de interesse, incluindo a forte atuação na temática da reforma tributária, e o projeto Vai Turismo também estão entre as ações de destaque, de 2021, assim como os processos para inovação do CNC Transforma e as campanhas de sensibilização, como a Vacina no Braço.
Tivemos uma forte atuação pela valorização de ações vinculadas ao maior compromisso com a sustentabilidade, o desenvolvimento com equilíbrio social e ambiental, a ética e a diversidade.
Por tudo isso, quero cumprimentar a todos por mais um ano de muito trabalho e desejar um 2022 ainda mais pródigo de realizações e conquistas.
Estaremos juntos e unidos em mais esta jornada.