*Artigo publicado na edição de janeiro de 2023 da revista CNC Notícias
A participação do Sistema Comércio no Rio Innovation Week (RIW) e a realização do Conecta 22 foram dois momentos que, com toda a certeza, nos ajudaram a carimbar os passaportes para o nosso futuro como entidades representativas do comércio de bens, serviços e turismo.
A inovação e a transformação digital representam uma jornada que estamos trilhando já há algum tempo, como uma das respostas à rápida mudança de cenário que experimentamos, principalmente com a crise provocada pela pandemia da Covid-19.
Como todos se lembram, foi a mais grave crise sanitária em mais de um século, trazendo grandes impactos para a economia e o comércio de bens, serviços e turismo. Com o distanciamento social, foi a tecnologia que nos salvou. E a transformação digital nas empresas deixou de ser opção para se tornar uma questão de sobrevivência.
A CNC percebeu isso de forma muito clara, e lançou o programa chamado CNC Transforma, que funcionou como plataforma para uma série de iniciativas focadas não apenas nas entidades do Sistema Comércio, mas também nos empresários dos setores que representamos.
Estamos trabalhando no desenvolvimento de uma cultura que tenha a inovação como um de seus valores. Por isso, foi tão importante estarmos presentes no RIW. Para nós, do Sistema Comércio, foi um ótimo momento de conexão e aprendizado, além da oportunidade de mostrarmos um pouco do que estamos fazendo e de apoiar uma iniciativa que ajudará as empresas e os empreendedores a avançar.
O RIW se conectou com outro evento de grande significado para nós e que também representa uma jornada que nos permitirá antecipar o futuro. O Conecta 22 nos mostrou o futuro que queremos para o nosso sistema e para o setor que representamos. Um encontro que foi pensado para nos ajudar no processo de transformação acelerada que estamos vivendo em tempos de avanços tecnológicos e digitais.
Vamos nos inspirar nessa incrível capacidade de realização que ajudou os empresários e a população brasileira a superar tantas dificuldades durante a pandemia. Eventos como o RIW e o Conecta 22 representam também um processo de autoconhecimento necessário, para termos a exata noção de quão fortes somos e no que podemos melhorar, compartilhando saberes, conhecimentos, experiências, boas práticas.
Faço uma menção especial às participações do corregedor nacional de Justiça, ministro Luiz Felipe Salomão, e do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Jorge Oliveira. Foram de grande valia, mostrando o empenho do Judiciário em agilizar e ampliar o acesso à Justiça e, também, a meta do TCU de tornar a fiscalização dos recursos do Sistema S mais orientativa para ser menos punitiva.
O RIW e o Conecta 22 foram plataformas de lançamento de novas ideias, novas conexões, novas sinergias que nos ajudarão a fortalecer cada vez mais o nosso sistema comércio. Para nos guiar, o mapa seguro do planejamento estratégico, orientando objetivos, direções e possíveis correções de rota.
Tudo isso para chegarmos ao coração e à mente daqueles que são a razão de ser do nosso sistema: os empresários do comércio de bens, serviços e turismo.