Uma recuperação econômica resiliente

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* por Carlos Thadeu de Freitas Gomes, Chefe da Divisão Econômica da CNC

O ano de 2021 vai se encerrando com a concretização do desaquecimento econômico: queda do PIB trimestral, das vendas do comércio varejista, acirramento da inflação e nova alta dos juros. A semana que passou foi rica em dados da atividade, que refletem nas expectativas menos favoráveis para 2022. O primeiro trimestre do próximo, como comumente ocorre, será ainda mais difícil para as empresas, consumidores, e a economia em geral.

Esse ano se encerra com o desafio e a esperança de seguirmos no caminho da superação dos efeitos econômicos da crise da Covid-19. Estamos vivendo algo inédito na história contemporânea da economia mundial, e o Brasil, nesse compasso, aguarda o processo eleitoral do próximo ano.

O Natal deste ano vai encontrar grande número de consumidores endividados, as empresas com enormes limitações financeiras, e a inflação assolando a ceia e limitando a capacidade de presentear os entes queridos. Entre as famílias brasileiras, 75,6% delas estão endividadas, cerca de 12 milhões e 400 mil núcleos encerrarão o ano com algum tipo de dívida, além das contas de consumo.

No grupo de famílias com até 10 salários mínimos de rendimentos mensais, na ótica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC), 77% estão endividados, e 86% das dívidas estão concentradas no cartão de crédito.

As famílias consideradas mais pobres são as que mais estão sofrendo com a alta disseminada e persistente nos preços, e por isso estão com maiores necessidades de crédito para recompor a renda. O endividamento em termos anuais aumentou incríveis 9,6 pontos para esse grupo, que representa cerca de 83% do universo de famílias no país, mesmo com a alta dos juros em curso.

O crescimento do volume de dívidas nos orçamentos das famílias de menor renda se intensificou desde meados desse ano, juntamente com o acirramento da inflação ao consumidor, que passou a se aproximar dos dois dígitos desde então. Na sexta-feira passada, o IBGE divulgou que o INPC segue na casa dos 11% anuais, com as maiores pressões vindas dos alimentos. Já o IPCA anualizado até novembro ficou em 10,74%, com maior alta no grupo de transportes, pronunciando-se o preço da gasolina.

Alimentos e transportes são duas das principais classes de despesas das famílias de renda média e baixa, se juntam com despesas de habitação (onde se encontra a tarifa de energia elétrica), e saúde e medicamentos. Com preços altos em praticamente todos os itens desses grupos, inevitavelmente o dinheiro não consegue cobrir as despesas das famílias até o final do mês, e a saída vem sendo o cartão de crédito.

As concessões reais de crédito no cartão, nas três modalidades (à vista, parcelado e rotativo), aumentaram 14% em outubro, comparativamente ao mesmo período do ano passado. Só este ano, o desembolso de crédito novo nas três modalidades do cartão aumentou 16,1%, a segunda maior taxa entre as modalidades de crédito, de acordo com os dados do Banco Central (Bacen).

Em termos de volume de recursos negociados livremente, o crédito no cartão representa cerca de 4% do PIB atual, atrás apenas do crédito pessoal, com 8,3%, destacando-se o crédito consignado, que representa quase 6% do PIB.

As taxas médias de juros do cartão de crédito total alcançaram 68% ao ano, ante 57% de dezembro do ano passado. A modalidade fica atrás apenas do cheque especial, com 128% de taxa média. No rotativo do cartão, os juros médios chegaram a exorbitantes 344% ao ano.

O indicador de inadimplência total do Bacen aumentou de 3,1 para 3,9 pontos entre dezembro e outubro desse ano. Enquanto isso, a inadimplência no cartão de crédito praticamente dobrou, saltando de 1,6 para 3,1 pontos, foi a modalidade em que mais cresceu.

Nesse contexto, o Copom segue o ciclo de alta da Selic, mantendo por enquanto o ritmo de 1,5 pontos, na expectativa de ancorar as expectativas, agora mirando 2023. Já está contratada inflação acima da meta para o ano que vem, que na nossa visão deve ser ao redor de 6%.

Mesmo assim, o crédito ainda segue relevante, mas vai desacelerar. Esperamos que o endividamento continue em proporções elevadas do total de consumidores, mas não deve evoluir tão expressivamente como em 2021, tanto pelo custo e juros mais altos, quanto pelo menor dinamismo esperado para a atividade e o mercado de trabalho.

A maior cautela dos consumidores vai moderar as vendas do varejo neste Natal. Embora se espere crescimento de cerca de 5% no volume de vendas, a inflação e o endividamento expressivos vão limitar as compras de fim de ano, trazendo um desafio adicional para o varejista no primeiro trimestre de 2022.

O aperto dos primeiros meses do ano tende a relaxar nos seguintes, porque inflação vai suavizar e a alta necessária dos juros será mais branda. Alguns investimentos já programados devem ajudar a impulsionar a atividade no comércio e em outros grandes setores econômicos, como a indústria. O real depreciado seguirá ampliando as receitas de exportações, em que o comércio exterior deverá contribuir mais para o PIB.

As apostas indicam que a atividade vai crescer no próximo ano, mas bem pouco. Sem surpresas, em razão do ano eleitoral e os desequilíbrios gerados pela retomada da atividade no pós pandemia. Seguimos com os desafios, mas com esperança e confiança na capacidade da economia brasileira.

 

 

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