A importância do ajuste fiscal: confiança depende da queda da dívida pública – A redução da dívida pública é o principal objetivo do governo no curto prazo. Disso dependem fundamentalmente as expectativas dos agentes quanto à melhora da economia. Já no começo do governo Bolsonaro, esperava- -se que a dívida bruta chegasse a 100% do Produto Interno Bruto (PIB) em pouco tempo. Se essa possibilidade fosse confirmada, as consequências seriam novos confiscos e congelamentos, o que, no passado, contribuíram para o nosso fracasso econômico. Ao fazermos um balanço de 2019, podemos concluir que foi um ano de muitos ajustes na área econômica. Com a reforma da Previdência, foi eliminada uma das principais causas do aumento da dívida pública, sendo a constante queda dos prêmios de risco uma reação positiva dos mercados às medidas já tomadas pelo governo. A inflação mais baixa é fruto dessas expectativas favoráveis conquistadas por ações que estão colocando o Brasil de volta aos trilhos.
Perspectiva de consumo volta a atingir patamar de satisfação – O indicador Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou o patamar de 99,3 pontos em fevereiro, o maior desde abril de 2015 (102,9 pontos). Mesmo assim, o índice permaneceu abaixo do nível de satisfação, 100 pontos, o que acontece também desde abril de 2015. Após o ajuste sazonal, a série apresentou um aumento mensal de +1,2%, após duas quedas consecutivas, representando um cenário mais otimista no curto prazo. Em relação a fevereiro de 2019, houve crescimento de +0,8%, o melhor índice para meses de fevereiro desde 2015, quando a ICF registrou 117,8 pontos, com isso, as famílias se revelaram mais otimistas para consumir em 2020.
Seminário discute novo ordenamento fiscal para União, estados e municípios – parte 2 – O Seminário sobre o Pacto Federativo, realizado pela Fundação Getulio Vargas, no dia 07/02, contou com a apresentação do deputado Federal Pedro Paulo Carvalho, autor de uma das propostas sobre controle de gastos e redivisão de recursos entre os entes federativos, a PEC nº 438/18. O deputado considera que a PEC nº 438/18 possui alguns refinamentos ao Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 149/19, conhecido como Plano Mansueto, plano de recuperação fiscal e fortalecimento dos estados, o qual está na atual proposta do governo sobre o Pacto Federativo.
Quinto levantamento da safra brasileira de grãos 2019/20 – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou o boletim completo do quinto Levantamento – S a f r a de Gr ã o s 2019/20, que aponta um incremento na produção brasileira de grãos em comparação à temporada passada. O indicativo atual é de um volume total na ordem de 251,1 milhões de toneladas, sinalizando aumento de 3,8% ou 9, 1 milhão de toneladas em relação a 2018/19. Para a área semeada, a expectativa é que sejam cultivados 64, 8 milhões de hectares, ou seja, uma variação positiva de 2,5% em comparação àquela área utilizada na safra anterior. As culturas de primeira safra estão respondendo por 45,6 mil hectares, enquanto as de segunda, terceira e de inverno, por 19,3 mi l . As condições climáticas vê m favorecendo as lavouras , e a perspectiva é que os níveis de produtividade apresentem bom desempenho nesta temporada.