Ainda dá tempo de aumentar as vendas para o Natal. Depois de promover mais de 340 oficinas, exibição de vídeos e consultorias, o Sebrae em São Paulo continua suas ações via internet.
Ainda dá tempo de aumentar as vendas para o Natal. Depois de promover mais de 340 oficinas, exibição de vídeos e consultorias, o Sebrae em São Paulo continua suas ações via internet. Até a próxima quarta-feira, os interessados podem acessar o hot site do Natal Empreendedor (www.sebraesp.com.br/natal-empreendedor), a partir de qualquer cidade brasileira, para tirar dúvidas, assistir a filmes e ver apresentações sobre os temas Atendimento, Vitrinismo, Embalagens, Lidando com a Inadimplência, Trabalho Temporário, Propaganda e Marketing.
Até meados de novembro, o serviço teve mais de 23 mil acessos e mais de 2 mil downloads. A expectativa é que até o fim de dezembro o site chegue a 30 mil acessos. “É um serviço de utilidade para a população e necessário em épocas como essa, quando não há tempo livre para cursos longos. As dicas são práticas e simples e isso ajuda a serem implantadas de imediato”, afirma Manfredo Archimor Paes, responsável pelo portal.
O hot site traz 100 dicas de Natal. As dicas estão divididas por assuntos: comércio eletrônico, compra e venda, decoração, propaganda e marketing e recursos humanos. Em comércio eletrônico, por exemplo, o Sebrae paulista informa como criar um site que tenha audiência. Nas dicas de propaganda e marketing, uma delas é como investir corretamente para haver retorno nas vendas para multiplicar o investimento.
Informações importantes sobre os temas abordados nas palestras, dicas sobre como proceder no período pós-Natal com estoques, fidelização de clientes e política de trocas de mercadoria também já estão disponíveis no hot site. No endereço, o empreendedor encontrará ainda uma seqüência de filmes sobre os temas das oficinas, que mostram, por exemplo, como montar embalagens criativas de baixo custo ou como harmonizar sua vitrine para encantar o cliente. Há também artigos, notícias e idéias práticas que podem ajudar os empresários a fortalecer suas vendas no Natal.
PÓS-NATAL. As preocupações dos comerciantes, no entanto, não terminam no dia de Natal. Gustavo Carrer, consultor de Marketing do Sebrae São Paulo e um dos organizadores do projeto Natal Empreendedor, comenta que o maior problema é a falta de planejamento. “O planejamento permeia todos os outros itens do empreendimento e para o pós-Natal é preciso prever questões relativas à devolução de produtos, estoque parado, descontrole no fluxo de caixa e outros fatores que são contornáveis em grandes empresas, mas podem representar a quebra de uma pequena”, diz. Para isso está programada para janeiro a entrada de dicas pós-Natal no portal Sebrae em São Paulo, que abordará esses temas.
Em recente pesquisa desenvolvida pelo site www.varejista.com.br constatou-se que 44% dos lojistas em shoppings da cidade não estão atentos à vitrine, o que é preocupante, pois se trata da porta de entrada do cliente. “Vitrinismo, assim como outros temas abordados no site e nas oficinas, foram escolhidos a partir de uma ampla pesquisa do Sebrae junto aos empresários, quando verificamos essa carência”, diz Carrer.
O Natal foi escolhido para implementar esse projeto-piloto por diversos fatores: é a principal data para o comércio e o resultado vai refletir no ano todo para o lojista; é o início das férias escolares e as crianças consomem mais por ficarem mais tempo em casa; começa o verão, com lançamentos de moda, brinquedos, produtos de praia etc.; e o 13º salário injeta dinheiro no comércio.