O Instituto de Pesquisas Econômicas da Fecomério-RJ está concluindo uma pesquisa com consumidores de todo o País a fim de identificar os fatores levam as pessoas a escolher ou a descartar o Rio como destino turístico. Segundo informou ontem a diretora do Instituto, Clarisse Messer, na abertura do 1º Fórum para o Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Turismo + 20), promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), os resultados serão divulgados até o final do ano.
O Instituto de Pesquisas Econômicas da Fecomério-RJ está concluindo uma pesquisa com consumidores de todo o País a fim de identificar os fatores levam as pessoas a escolher ou a descartar o Rio como destino turístico. Segundo informou ontem a diretora do Instituto, Clarisse Messer, na abertura do 1º Fórum para o Desenvolvimento Sustentável da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Turismo + 20), promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), os resultados serão divulgados até o final do ano.
A economista destacou que o levantamento e a difusão de informações são elementos fundamentais para identificar pontos fortes e fracos no setor turístico, considerado estratégico para o desenvolvimento sócio-econômico do País. Segundo Clarice Messer, com a divulgação da pesquisa que está em fase conclusiva, o Instituto Fecomércio-RJ reconhece a importância da informação como instrumento de transformação e oferece uma contribuição às políticas públicas do setor.
“As questões do turismo vão além do local e devem ter uma configuração de política nacional”, opina a economista e diretora do Instituto Fecomércio.
Clarice Messer defendeu uma forte mobilização do trade turístico e dos idealizadores de políticas públicas para revitalizar a imagem do Rio como um dos mais atrativos destinos turísticos mundiais. A economista revelou ter sentido forte constrangimento em recente viagem a Londres, ao saber que as agências de turismo da capital inglesa estavam recomendando que seus clientes evitassem passar pelo Rio em suas férias no Brasil.
O presidente da ACRJ, Olavo Monteiro de Carvalho, concorda que o levantamento de informações é uma das peças chave para o alcance de mudanças. Segundo ele, é por acreditar nesse potencial, que a entidade organizou o Fórum realizado ontem e hoje, com objetivo de levantar recomendações para a elaboração de um planejamento estratégico que ajude a fortalecer a cadeia produtiva do turismo nos próximos 20 anos.
Monteiro de Carvalho destacou que acredita no turismo como um dos fatores de maior potencial para desenvolvimento da economia fluminense e que considera uma prioridade focar ações integradas a fim de beneficiar micro e pequenas empresas do setor.