A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em dezembro apresentou uma leve alta de 0,9% em relação ao mês anterior (129,5 pontos), de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira, 17 de dezembro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “O efeito sazonal do período, com as festas de fim de ano, além da manutenção dos ganhos reais, permitiu um aumento da confiança das famílias em dezembro, mantendo o índice acima da zona de indiferença (100,0 pontos), o que indica um nível favorável de consumo”, afirmou o economista da CNC Bruno Fernandes.
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em dezembro apresentou uma leve alta de 0,9% em relação ao mês anterior (129,5 pontos), de acordo com os dados divulgados nesta terça-feira, 17 de dezembro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “O efeito sazonal do período, com as festas de fim de ano, além da manutenção dos ganhos reais, permitiu um aumento da confiança das famílias em dezembro, mantendo o índice acima da zona de indiferença (100,0 pontos), o que indica um nível favorável de consumo”, afirmou o economista da CNC Bruno Fernandes.
Entretanto, apesar do crescimento moderado, na comparação anual a ICF teve um recuo de 6,1%, o que diminui a expectativa para as vendas de Natal. Segundo a Divisão Econômica da CNC, o impacto no otimismo das famílias para compras é causado pelo aumento do custo do crédito, além de um menor crescimento da massa real de salários e da inflação mais alta.
A venda de bens duráveis também sofrerá impactos neste Natal. O item que mede o Momento para Duráveis apresentou recuo de 1,7% na comparação mensal, devido às dificuldades para a aquisição de empréstimos e à ausência de medidas de estímulos, como ocorreu em 2012.