Vale tudo na guerra do Natal

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Na disputa pelo bolso do consumidor no Natal, as grandes redes de varejo começaram esta semana a investir em promoções e esticar os prazos de pagamento no crediário. A estratégia é atrair inclusive quem está endividado, mas pretende acertar débitos com a primeira parcela do 13º salário, pago no último dia 30.


A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) já registrou uma movimentação maior de cancelamentos de dívida na última semana. Em novembro os acertos de carnês atrasados cresceram 2,2% em relação a outubro.

Na disputa pelo bolso do consumidor no Natal, as grandes redes de varejo começaram esta semana a investir em promoções e esticar os prazos de pagamento no crediário. A estratégia é atrair inclusive quem está endividado, mas pretende acertar débitos com a primeira parcela do 13º salário, pago no último dia 30.


A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) já registrou uma movimentação maior de cancelamentos de dívida na última semana. Em novembro os acertos de carnês atrasados cresceram 2,2% em relação a outubro. Mas, na comparação com novembro de 2005, o cancelamento de dívidas ainda apresenta queda de 2,4% e a inadimplência, uma pequena alta de 1,6%. ‘Esse aumento não preocupa e em dezembro um número maior de pessoas deve acertar pendências’, diz o economista Emílio Alfieri, da ACSP.


Na Lojas Cem, por exemplo, o pagamento de prestações atrasadas aumentou 20% no fim de novembro e a rede desde ontem esticou o prazo de pagamento do crediário de 10 para 12 vezes sem juros . ‘É hábito do consumidor saldar dívidas e entrar em outro crediário em seguida’, diz o supervisor-geral da rede, Valdemir Colleone.


O Carrefour começa a vender, a partir de domingo, todos os produtos eletroeletrônicos, de bazar e têxteis em 12 vezes sem juros. Antes. o prazo valia só para algumas ofertas. O Wal-Mart aumentou de seis vezes para 10 vezes o parcelamento sem juros nos cartões e investe em promoções de informática.


O movimento de vendas no comércio em novembro manteve o ritmo dos meses anteriores. As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) cresceram 4,4% em relação a novembro de 2005. Já as consultas ao Usecheque, indicador das vendas à vista, tiveram alta de 3,9% na mesma comparação. ‘Na média, o crescimento das vendas à vista e a prazo foi de 4,2% , o que pode ser considerado morno’, diz Alfieri.


Mais da metade do 13º salário deve ser usada no pagamento de dívidas, revela uma pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Segundo o levantamento, 63% dos entrevistados vão quitar dívidas e apenas 15% vão comprar presentes com esse reforço no pagamento.


Mas, de qualquer maneira, o comércio espera, a partir de hoje, um aumento significativo de vendas .É o primeiro final de semana de dezembro, dizem os lojistas, e a primeira parcela do pagamento do 13º salário já está no bolso do consumidor. ‘O final de semana será o termômetro do Natal’, diz Valdemir Colleone das Lojas Cem.


Ele reforçou as promoções e espera um crescimento de 7% nas vendas de dezembro em relação ao ano passado. Na região da 25 de Março, a expectativa é grande. ‘A oferta de crédito foi ampliada, o consumidor terá para gastar a primeira parte do 13º e no dia 5 é data de pagamento. São vários coincidências favoráveis’, diz o presidente da União dos Lojistas da 25, Miguel Giorgi Junior.


A Armarinhos Fernando, por exemplo, calcula que hoje cerca de 5,5 mil consumidores devem entrar na sua loja. Em um sábado comum o movimento é em torno de 3 mil pessoas.

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