A revolução educacional ocasionada pela chegada do 5.0 é a principal temática impulsionadora da 18ª edição do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PE. O evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em formato híbrido e descentralizado, com atividades em Caruaru (presenciais), Recife e Petrolina (híbridas), ou 100% online. A programação vai promover 30 palestras e oito oficinas capitaneadas por nomes importantes do cenário nacional, além de apresentações culturais, shows, tour pedagógico, Ideathon (maratona de inovação), Salão de Tecnologia e Empreendedorismo e Espaço do Conhecimento (espaço dedicado à apresentação de trabalhos acadêmicos).
No rol de palestras, estarão nomes como Cláudia Costin, Fred Amâncio, José Pacheco, Silvio Meira, Francisco Saboya, Bernard Charlot, Jairo Martiniano e Pierre Lucena. A Era da Educação 5.0 é a palestra de abertura que ocorre no dia 21 e será mediada por Silvio Meira. A programação segue com temas como a Agenda 2030 para a Educação, gamificação, diversidade de gênero na escola, BNCC, gestão escolar, comunicação não violenta, saúde mental, mercado de trabalho, cultura da inovação, entre outros.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-PE, Bernardo Peixoto, reforça a importância histórica do congresso dentro do ininterrupto processo de qualificação dos educadores, bem como no seu caráter conscientizador sobre a necessidade de imergir no universo tecnológico, tornando o processo de ensino-aprendizagem cada vez mais inovador. “As criações tecnológicas dentro dos ambientes de ensino precisam ir muito além das telas, botões e softwares. É isso que o Senac pretende sublinhar nesta nova edição do congresso: que tecnologia e inovação não só podem, como precisam surgir por meio de grandes ideias, mudanças nas metodologias, linguagens e formas de fazer”, ressalta Peixoto.
Entre os temas, estarão em discussão: aprendizagem criativa, possibilidades de sala de aula, realidade aumentada, inteligências corporais, cultura maker e jogos educacionais. O evento também vai promover o Ideathon, uma maratona de 30 horas para mobilizar pessoas na busca de soluções criativas para problemas educacionais, Salão de Empreendedorismo, espaço voltado para a apresentação e comercialização de serviços, tour pedagógico, Espaço do Conhecimento, com submissão de trabalhos até o dia 31/7, e os prêmios Lucilo Ávila e Josias Albuquerque, que reconhecem, respectivamente, experiências pedagógicas exitosas em Pernambuco e educadores, empresários e lideranças que contribuíram para o desenvolvimento da educação no Estado.
As inscrições para o XVIII CITE podem ser realizadas pelo site.