A primeira turma do projeto MinasTec, iniciativa promovida pelo Senac em parceria com o Sindcomércio de Teófilo Otoni e a Prefeitura local, já está com o diploma na mão. A formatura é um marco não só para os participantes, pois também reafirma a atuação das entidades na formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios do mercado de trabalho.
“O MinasTec surgiu da necessidade de profissionais qualificados para a área da tecnologia e inovação. Com o encerramento da primeira turma, o mercado de Teófilo Otoni e região recebe cerca de 27 adolescentes qualificados para a área de programação. O sucesso desta primeira edição se deve à parceria entre o Senac e Sindcomércio que apoiou as ações educacionais durante os quatro meses de curso”, afirma a diretora da unidade do Senac em Governador Valadares, Daniele Moura.
Kaleb Souza Mendes, 18 anos, um dos 27 formandos, comenta que o curso o possibilitou “adquirir novos conhecimentos sobre a criação de sistemas para Web, aprimorando as habilidades que já tinha, ajudando a criar uma base sólida de conhecimento técnico necessário para atuar no mercado de TI”. Além disso, o estudante destacou que “o contato direto e diário com pessoas que trabalham e se interessam pela área fez com que criasse conexões, que auxiliaram no desenvolvimento de habilidades interpessoais importantes para desenvolver trabalhos em equipe”.
Para Leonardo Ramos, presidente do Sindcomércio de Teófilo Otoni, “a formatura da primeira turma do projeto MinasTec traz uma série de aspectos relevantes e promissores: a preparação desses estudantes para o mercado de trabalho, o estímulo à criatividade e à inovação e, principalmente, a construção de uma base sólida para a carreira. Esses jovens profissionais têm o potencial de moldar positivamente o cenário da tecnologia do nosso presente e do nosso futuro”.