Projeto do Senac-MG leva alimentação saudável para escolas

Compartilhe:

Entre agosto e setembro, alunas do Curso Superior em Tecnologia da Gastronomia do Senac Belo Horizonte realizaram oficinas e atividades sobre alimentação saudável para estudantes da Escola Municipal Theomar de Castro Espíndola. A ação é parte do projeto de extensão “Chefinhos PANC: Oficinas Culinárias e Atividades Lúdicas com Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) para Promoção da Alimentação Saudável no Ambiente Escolar.”

No colégio, situado no bairro Novo São Lucas, a turma do 2º ano do ensino fundamental participou de jogos didáticos para aprender de forma lúdica e divertida sobre as Plantas Alimentícias não Convencionais. Num outro momento, as crianças puderam experimentar os alimentos preparados pelas estudantes do Senac.

“Muitas crianças são resistentes para experimentar. Tendo o alimento de forma diferente, com uma oficina de culinária, desperta o interesse delas”, contou Juliana Xavier, diretora da escola. Além disso, ela relatou que quando um pequeno vê o colega comendo um alimento diferente fica mais propenso a prová-lo.

Segundo ela, a ação superou as expectativas. “Tivemos um retorno muito bom, tanto das crianças, como das famílias. Agora, a gente espera que essas ações impactem no dia a dia das crianças, que elas passem a se alimentar de forma mais saudável e tenham uma aceitação melhor dos alimentos”, completou a diretora.

Formação completa

Por outro lado, a experiência também foi enriquecedora para os estudantes do Senac. Hemily Barroso relata que se envolveu profundamente: “De cara, me identifiquei muito com o projeto. PANC é um assunto que deveria ser mais explorado, ter a oportunidade de levar isso para as crianças me interessou bastante”.

A universitária destacou que a forma com que as atividades foram conduzidas, com oficinas, receitas e jogos, foi muito importante. “Em todos os encontros, as crianças foram muito receptivas e envolvidas no projeto. Foi muito bom ver que aquilo estava surtindo efeito e elas estavam se identificando com a proposta”, disse.

Pensando no futuro, a estudante viu no projeto de extensão uma oportunidade de conhecer uma área de interesse. “Acredito que o projeto abre mais um leque da gastronomia para mim, mais uma área que pode ser explorada na minha vida profissional. Os projetos de extensão do Senac são muito bons para aprender assuntos que achamos interessantes, sair da faculdade e ter contato, de fato, com outras realidades.”

A próxima etapa do projeto terá início em outubro. Será a vez da Escola Estadual Afonso Pena, no Centro de Belo Horizonte, receber as atividades.

Leia mais

Rolar para cima