Roraima institui 16 de maio como o Dia S do Comércio

Compartilhe:

Iniciativa reconhece impacto do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no desenvolvimento do Estado de Roraima

A Assembleia Legislativa de Roraima aprovou o Projeto de Lei nº 195/2024, da deputada Tayla Peres (Republicanos), instituindo 16 de maio como o Dia S do Comércio. A data destaca a importância do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac-IFPD e dos sindicatos representados pela Federação em Roraima.

“Sou do comércio e sou testemunha do apoio e do trabalho desenvolvido pela Fecomércio aqui no nosso estado. Nada mais justo do que determinar essa data para valorizar o Sistema S do Comércio”, afirmou Tayla Peres.

O projeto foi aprovado com unanimidade pelos 18 deputados presentes. Para o presidente do Sistema Fecomércio em Roraima, Ademir dos Santos, a lei é um reconhecimento dos 33 anos de atuação da Federação e seus braços sociais. “Estamos trabalhando para assegurar um ambiente de negócios favorável, garantindo qualidade de vida e cultura para a população”, pontuou. 

Desde 2019, o Sistema Fecomércio-RR realiza o Dia do Comércio que ressalta o seu trabalho e os serviços dos braços sociais. Para 2025, já está no calendário oficial nos dias 16 e 17 de maio a realização da Semana S do Comércio para destacar a importância do setor terciário para o crescimento econômico e social do Estado.

Dia S pelo Brasil

A Lei Municipal nº 19.262, sancionada em 2023 pelo refeito João Campos, celebra em 16 de maio a contribuição do Sesc e Senac para o desenvolvimento social, cultural e educacional da população local.

Ainda em tramitação, há iniciativa similar que o deputado Eduardo Salles (PP) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, visando criar a mesma data no Estado, enfatizando o papel das instituições na qualificação profissional e bem-estar da população. A proposta baiana também está alinhada à Agenda 2030 da ONU, reforçando a relevância do Dia S como uma mobilização pelo reconhecimento dessas entidades e pelo fortalecimento do setor educacional e social.

Leia mais

Rolar para cima